Close Menu

Busque por Palavra Chave

UNIEDU

Governo do Estado concede 31 mil bolsas universitárias, recorde para o primeiro semestre

Por: LÊ NOTÍCIAS
25/06/2022 17:58
Ricardo Wolffenbüttel/Secom Esse número é 32,8% maior em relação ao registrado nos primeiros seis meses de 2021, quando 23,4 mil estudantes foram beneficiados Esse número é 32,8% maior em relação ao registrado nos primeiros seis meses de 2021, quando 23,4 mil estudantes foram beneficiados

O Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu) já registrou em 2022 o número recorde de beneficiados em um único semestre. O Governo do Estado contemplou 31,1 mil estudantes universitários com bolsas de graduação antes mesmo do fim de junho. Esse número é 32,8% maior em relação ao registrado nos primeiros seis meses de 2021, quando 23,4 mil estudantes foram beneficiados.

“Ficamos muito felizes o fortalecimento do Uniedu está mudando a vida de milhares de estudantes. Os catarinenses contam com um grande programa de Estado para conseguir concluir o ensino superior e avançar na qualificação. É esse olhar especial para cada nível de ensino, garantindo investimentos para todos, que Santa Catarina seguirá no rumo do desenvolvimento” afirma o secretário de Estado da Educação, Vitor Balthazar.

O investimento do Governo do Estado para a concessão de bolsas universitárias em 2022 também é um recorde, com R$ 455 milhões. O número é 26,7% superior comparado ao valor investido no programa no ano passado, de R$ 359,6 milhões. Estes recursos são repassados às instituições de ensino superior conforme as bolsas são concedidas aos estudantes.

AUMENTO DA PROCURA PELO PROGRAMA

Com a ampliação do programa, também foi registrado aumento significativo na procura por bolsas nos primeiros meses. Houve crescimento de 60% no número de estudantes cadastrados em relação ao ano de 2021, com 65.152 inscrições no primeiro semestre. A partir desses cadastros, as instituições de ensino superior selecionam os estudantes que serão contemplados pelo programa, seguindo uma lista de critérios.

PORCENTAGEM DA BOLSA

Os estudantes de graduação contemplados pelo Uniedu recebem bolsas em valores que podem variar entre 25% e 100% da mensalidade dos cursos em que estão matriculados. A definição deste valor é de responsabilidade da instituição de Ensino Superior em que eles estão matriculados.

A priorização das bolsas segue o índice de carência, que automaticamente seleciona os estudantes que mais necessitam do auxílio. Esse índice leva em conta a renda familiar, a moradia, os bens no nome da família, a despesa com educação com outros membros da família, a despesa familiar mensal com transporte para estudo, a despesa com tratamento de doenças crônicas e a quantidade de integrantes da família. Este critério é definido pela Portaria nº 1.625 de 2020.

CONCESSÃO ÀS IES

Antes de realizar sua inscrição no sistema do Uniedu, o estudante deve verificar se a instituição de ensino superior é cadastrada. Depois, ao preencher seus dados, são solicitados diversos documentos relacionados à renda familiar do interessado, que podem ser consultados neste tutorial.

A concessão da bolsa é de inteira responsabilidade da instituição de ensino superior do estudante, que possui uma equipe técnica responsável por elaborar um edital próprio, conferir os documentos apresentados no momento do cadastro e fiscalizar todo este processo. Neste link, você confere os integrantes da equipe na sua instituição.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro