Close Menu

Busque por Palavra Chave

Alesc amplia transparência e participação nas atividades das comissões

Por: LÊ NOTÍCIAS
01/07/2022 20:06
Bruno Collaço/Agência AL Pautas das reuniões das comissões estão disponíveis para consulta do público no site da Assembleia Pautas das reuniões das comissões estão disponíveis para consulta do público no site da Assembleia

Com o objetivo de ampliar a transparência e dar mais publicidade às ações do Parlamento, a Assembleia Legislativa passou a disponibilizar para consulta do público as pautas de votação das reuniões das comissões permanentes, além de criar um espaço que permite a participação remota em audiências públicas que contem com transmissão ao vivo. As novidades já estão em vigor.

Desde a semana passada, todos os projetos que são discutidos e votados nas reuniões das comissões podem ser previamente consultados por meio do Portal Alesc. No mesmo espaço, o público sabe quais comissões têm atividades agendadas, com data, horário e local especificados.

Além disso, os interessados poderão encaminhar questionamentos para as audiências públicas que são realizadas pelas comissões, também através do site da Assembleia. Isso se tornou possível graças à assinatura de um termo de cooperação técnica entre a Alesc e o Senado Federal, que resultou na disponibilização de uma plataforma chamada e-Democracia.

De acordo com o presidente do Legislativo catarinense, deputado Moacir Sopelsa (MDB), as novidades também contribuem para aproximar, ainda mais, a população da Assembleia.

“Os deputados entendem que isso é importante para que possamos ficar mais próximos das pessoas, para dar cada vez mais transparência”, disse. “O nosso dever é colocar o Parlamento cada vez mais próximo das pessoas, que elas possam ter acesso a todas as ações da Assembleia.”

SAIBA MAIS

As comissões permanentes da Assembleia são responsáveis pela análise das proposições antes delas serem votadas em Plenário. Elas realizam reuniões e audiências públicas que debatem as matérias em trâmite no Parlamento Catarinense.

As informações sobre as matérias que serão discutidas e votadas podem ser consultadas no dia anterior às reuniões. Para isso, basta acessar o Portal Alesc, no Menu "Comissões" e selecionar a opção "Pautas das Reuniões".

Já nas audiências públicas, a participação remota se dá pela plataforma e-Democracia, já disponível no Portal Alesc ou pelo link edemocracia.al.sc.leg.br/audiencias. A primeira experiência já ocorreu na segunda-feira (27), na audiência que discutiu o repasse de R$ 30 milhões para os consórcios intermunicipais de saúde.

Segundo a servidora Lívia Rodrigues Vicentin Espíndola, da Coordenadoria das Comissões da Alesc, através da plataforma, o cidadão poderá consultar a agenda de todas as audiências, passadas e futuras, cadastrar-se para participar de chat e fazer perguntas que poderão ser respondidas ao vivo pelos deputados durante o evento ou respondidas posteriormente em vídeos complementares.

Além disso, a ferramenta permite que os cidadãos que estejam cadastrados recebam dos mediadores informações a respeito das audiências e programação de eventos que acontecerão futuramente. A novidade não resultou em custos para a Assembleia, graças ao termo de cooperação assinado com o Senado Federal.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro