Close Menu

Busque por Palavra Chave

Casos de síndromes pós-Covid-19 estão em queda em Jaraguá do Sul

Por: LÊ NOTÍCIAS
04/07/2022 20:56
Prefeitura de Jaraguá do Sul Saúde acredita que o avanço da vacinação tem contribuído para estabilizar os números Saúde acredita que o avanço da vacinação tem contribuído para estabilizar os números

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, continua acompanhando com bastante atenção os casos de Covid e de pós-Covid no município. Trabalho que vem sendo feito desde o início da pandemia.Em julho de 2021 foi instituída a Comissão de Estratégias de Acompanhamento e Linha de Cuidado à pacientes pós-Covid, com o objetivo de analisar os dados epidemiológicos e delinear estratégias e ações de acompanhamento aos pacientes com sequelas da doença.

A partir daí, iniciou a notificação destes pacientes, sendo contabilizados 455 casos até o final de abril. Destes pacientes, 72% possuíam sintomas residuais como cansaço, fraqueza, mal-estar, falta de ar (dificuldade para respirar, respiração curta), perda de paladar e olfato. Outros 5,5% foram encaminhados para fisioterapia respiratória e 3,9% outras sequelas (cardiovascular, psiquiátrico, fonoaudiólogico etc.)

Ações foram desenvolvidas pela Diretoria de Saúde, especialmente a nível de Atenção Primária, como assistência de fisioterapia respiratória, atendimento pelo médico da UBS e encaminhamento a profissionais especialistas, como Pneumologista, Cardiologista, Neurologista; avaliações de lesão por pressão e curativos especiais, Psiquiatria, Psicologia, acompanhamento clínico dos pacientes em uso de oxigenoterapia, entre outros.

A gerente da Atenção Primária à Saúde, Amanda de Lemos Mello, comenta que diferentes ações foram desenvolvidas a fim de promover a reabilitação das pessoas que tiveram Covid no município. "Qualificamos o cuidado nas unidades básicas de saúde como, por exemplo, por meio do fortalecimento da contrarreferência hospitalar e a oferta de fisioterapia respiratória pós-covid".

A gerente da Vigilância Epidemiológica, Talita Piccoli Sevegnani, ressalta que outra ação realizada foi a descentralização dos pontos de vacinação. “Proporcionar a vacinação contra Covid em unidades de referência com horários ampliados, facilita o acesso da população e contribui na adesão da continuidade dos esquemas vacinais contra o Covid”.

Por outro lado, a diretora de Saúde, Silvia Regina Bonatto, enfatiza o aumento da procura dos pacientes nas Unidades de Saúde com quadros gripais, com testes negativos para Covid. "Observa-se que o clima de inverno proporciona o aumento desses casos, para tanto, enfatiza-se a importância da procura pela população de Vacinas contra a Gripe, que estão disponíveis em todas as Unidades com sala de vacinação do município".

O secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, acrescenta que, com o avanço da vacinação Covid no município, já se observa uma redução significativa tanto nas notificações da doença, quanto nos casos de síndromes pós-Covid. “Avaliamos de forma positiva este momento, mas, continuamos atentos aos números”.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro