Close Menu

Busque por Palavra Chave

Investimentos Criciúma
Peste Suína Setembro
Beira-Mar Casan

Li, Vi e Ouvi | Violência, maldade e hipertensão

Por: João Lamarque de Almeida
07/08/2017 10:03 - Atualizado em 01/07/2020 11:17

Violência na escola

A escola é um lugar sagrado. Não é um lugar de brincadeiras. O saber só se aprende com equilíbrio de mente e de corpo. Paulo Freire não conceberia a escola como um local de violência. Um lugar onde se aprende a vida não poder ser local de violência. Um lugar onde se aprende a vida não poder ser local de morte. Então, ou as escolas fugiram muito do ideal construtivista do aprendizado, ou seus alunos não consideram a escola como lugar sagrado e a tornaram ponto de encontro de paquera ou mesmo local de drogas. O aprendizado é algo sério e não se concebe perder tempo numa escola. Bolsa é o mínimo que um aluno bem aplicado pode ganhar para estudar e aprender. Aqui no Brasil, devemos exigir dos alunos aplicação e dar a todos a oportunidade de ingressar na universidade, desde que estudem.

Maldade

A origem da maldade é uma grande questão da história de pensamento filosófico e teológico. O escritor britânico Joseph Conrad (1857-1924), é autor de uma obra de 1902, CORAÇÃO DAS TREVAS, que inspirou o filme APOCALIPSE NOW, de 1979. Marlon Brando (1924-2004) faz o papel do Coronel Curtis, um homem que precisa ser eliminado pelas forças norte-americanas, embora fosse um coronel do Exército do país, porque, em tese, praticava o mal, assassinava e teria supostamente enlouquecido e ido para as trevas. Por isso, Joseph Conrad dizia que a crença numa fonte sobrenatural do mal não é sempre necessária. O homem, por si só, é capaz de qualquer perversidade.

A Hipertensão

As doenças cardiovasculares são a primeira causa de morte no mundo. O principal fator de risco para tais doenças é a hipertensão arterial que está ligada ao histórico familiar e outros como excesso de peso, abuso de álcool, fumo e sedentarismo. É muito importante lembrar que esta doença pode atingir qualquer pessoa, no entanto, as mulheres após a menopausa e os idosos têm maior chance de desenvolvê-la. A hipertensão não tem cura, mas pode ser controlada adotando um novo estilo de vida, como uma alimentação adequada, restrição de certas atividades e a ingestão regular de medicamentos pelo médico.

Pensamento

Deus é amor: estas três palavras são a fonte inesgotavelmente borbulhante de vida eterna, de força e alegria.

- Jacques Loew


Alesc - Julho
Investimentos Criciúma
Fiesc Setembro
Blumenau pronta para crescer
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro