Close Menu

Busque por Palavra Chave

Radar Meteorológico do Oeste será inaugurado no aniversário de Chapecó

Por: LÊ NOTÍCIAS
07/08/2017 10:10
SC é o primeiro Estado do país a ter cobertura de radares meteorológicos em 100% dos seus municípios (Foto: ADR Chapecó) SC é o primeiro Estado do país a ter cobertura de radares meteorológicos em 100% dos seus municípios (Foto: ADR Chapecó)

O radar meteorológico do Oeste, em Chapecó, será inaugurado em 25 de agosto, às 15h. O ato entra na grade de eventos do aniversário do centenário do município de Chapecó. A programação foi acertada entre o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli e prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, com a aprovação do governador Raimundo Colombo.

Moratelli destaca que a entrega do radar significa um grande avanço para a região, fruto do trabalho em equipe. “O terreno foi doado pela prefeitura de Chapecó na gestão do ex-prefeito José Caramori, através de lei aprovada pela Câmara de Vereadores. Ressaltamos a aprovação do Ministério Público para a utilização da área a fim de instalar o equipamento. Também contamos com o suporte da Agência de Desenvolvimento Regional-Chapecó desde a época do ex-secretário Américo do Nascimento Júnior”, lembra o secretário.

O radar recebeu investimento total de mais de R$ 14 milhões, do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Defesa Civil. Os recursos são do Fundo de Proteção de Defesa Civil (FUNPDEC) e do financiamento com Banco do Brasil através do programa Pacto por SC. A torre e a infraestrutura representam cerca de 20% do investimento, e os equipamentos do radar 80%.

O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, afirma que o radar reforça a rede de segurança que Santa Catarina está montando. “É o primeiro Estado do país a ter cobertura de radares meteorológicos em 100% dos seus municípios. Um investimento que não é tão grande em valor, mas é imenso no seu potencial de salvar vidas. Esse equipamento do Oeste vai ajudar o restante do Estado também. Fornecerá informações das frentes frias que vêm da Argentina, Paraguai e parte do Paraná, permitindo que nossa cidade se prepare com antecedência e alertando os outros municípios”, diz.

As obras de instalação da torre foram supervisionadas pelo coordenador Regional de Defesa Civil, Clair Bazi, e fiscalizadas pelo engenheiro Civil da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Chapecó, Leonardo Colpani. “Tínhamos uma meta estabelecida na assinatura da ordem de serviço para a aquisição do radar: construir a torre, instalar o equipamento e colocar em operação dentro de um ano. Conseguimos e hoje podemos comemorar”, celebra Moratelli.

A secretária Executiva da ADR de Chapecó, Astrit Tozzo, avalia que o radar é uma grande obra que fará a diferença na vida dos catarinenses. “O investimento do governo do Estado nesta tecnologia demonstra o comprometimento com a segurança da população, será mais uma importante ferramenta para fortalecer o sistema de prevenção, alerta e atuação diante de desastres naturais”, salienta.


Importância

O Radar Meteorológico do Oeste é um instrumento primordial para o Gerenciamento de Riscos e Desastres. Junto com os radares do Vale (em Lontras) e do Sul (Araranguá), Santa Catarina terá 100% de cobertura meteorológica ainda nesse ano.

Os radares são ferramentas essenciais para a previsão de curtíssimo prazo (nowcasting) e emissão de avisos e alertas. Aliado com estações meteorológicas de superfície, sensores de detecção de raios, sondagens atmosféricas, modelos de previsão numérica do tempo e imagens de satélite, teremos um ganho significativo na detecção e principalmente na antecipação de tempestades. Isso possibilita a preparação e mobilização de equipes para atendimento e a emissão de alertas e avisos a população, reduzindo os riscos e os danos decorrentes de crises que atingem o nosso Estado.

A aquisição deste equipamento faz parte da estratégia do Estado de Santa Catarina para contribuir na estruturação de uma rede de radares do Sul do Brasil. Atualmente a região conta com cinco radares meteorológicos operacionais: Teixeira Soares e Cascavel no Paraná, Lontras e Urubici em Santa Catarina e Santiago e Canguçu no Rio Grande do Sul.


Outras Notícias
Covidômetro - Florianópolis
IPTU São José - 2021
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro