Close Menu

Busque por Palavra Chave

Chape enfrenta o Barcelona hoje no maior jogo da sua história

Por: LÊ NOTÍCIAS
07/08/2017 10:36
Chape enfrenta o Barcelona às 15h30, no horário de Brasília (Foto: Chapecoense) Chape enfrenta o Barcelona às 15h30, no horário de Brasília (Foto: Chapecoense)

A Chapecoense enfrentará o Barcelona no Camp Nou pelo troféu Joan Gamper, nesta segunda-feira, às 15h30 (de Brasília). O espetáculo também vai marcar o retorno de Alan Ruschel. É inevitável. Mesmo com tantas estrelas do lado do Barcelona, os holofotes da noite de segunda-feira na Catalunha estarão voltados para Alan Ruschel. Foram 252 dias de sofrimento, angústia e sacrifícios até voltar ao futebol. Antes de a bola rolar, o lateral terá a companhia de Follmann e Neto em homenagem aos sobreviventes no gramado. A expectativa é de que a volta dure de 35 a 40 minutos, sendo substituído antes do intervalo para ser ovacionado.

A última vez que o time catalão enfrentou uma equipe do Brasil venceu o Santos por 8 a 0, em 2013. Apesar disso, o Barça leva uma desvantagem histórica contra times brasileiros. São 53 confrontos, com 20 vitórias espanholas, 12 empates e 21 derrotas. Além disso, o clube da Catalunha já sofreu algumas goleadas na Espanha.

Em 1957, o Vasco aplicou um impiedoso 7 a 2 no estádio Les Corts, na Catalunha - meses depois seria inaugurado o Camp Nou. Pelo time carioca, Laerte marcou três gols e, Vavá, dois. Válter e Wilson Moreira completaram o placar. O Barcelona contava o craque brasileiro Evaristo de Macedo, que jogou no Flamengo e na seleção brasileira.

Em 24 de agosto de 1959, foi vez do Corinthians triunfar na casa do Barça, que ainda contava com Evaristo e Kubala. A equipe de Parque São Jorge fazia uma excursão pela Europa e fez 5 a 3 na equipe que acabara de faturar o doblete: a Liga Espanhola e a Copa do Rei. Os donos da casa venciam por 2 a 1, mas os brasileiros viraram o placar com gols de Bataglia, Luizinho, Índio e Tite (duas vezes).

Apenas cinco dias depois, o Santos venceu por 5 a 1 no Camp Nou no primeiro jogo entre as equipes na história. Com uma atuação inspirada do ataque alvinegro, os brasileiros balançaram as redes com Pelé (duas vezes), Dorval (duas vezes) e Coutinho. Evaristo marcou o gol de honra do time espanhol.

Outro time que se deu bem para cima do Barcelona foi o São Paulo. Em 15 de agosto de 1992, os comandados por Telê Santana venceram por 4 a 1 os atuais campeões europeus no estádio Riazor , em La Coruña, Espanha. O Barça tinha jogadores como Zubizarreta, Koeman, Stoichkov e Begiristain, mas não foi páreo para os paulistas.

O confronto válido pelo Trofeu Teresa Herrera começou com Salinas abrindo o placar para os catalães. O time do Morumbi contou com gols de Muller, Mauricio e Raí (duas vezes) para conseguir a virada e ainda conseguiu aplicar uma goleada.

Pela mesma competição, o Vasco derrotou o Barça por 3 a 1 no estádio Benito Villamarín, em Sevilla. Com o treinador Joel Santana no banco de reservas, os cariocas tinham jogadores como Carlos Germano, Luisinho, Bismarck e Edmundo. Os gols do time brasileiro foram marcados por Júnior, Luís Carlos Winck e Edmundo.

Poucos meses depois, em dezembro, o São Paulo venceria novamente o "Dream Team" do técnico Johan Cruyff por 2 a 1. O confronto realizado no estádio Nacional de Tóquio, no Japão, valeu o primeiro título do Mundial Interclubes ao São Paulo. Curiosamente, o time do Morumbi venceu novamente de virada e com dois gols de Raí.

O último triunfo de um clube brasileiro contra o Barcelona foi na final do Mundial de Clubes de 2006. Com um gol de Adriano Gabiru no segundo tempo, o Internacional venceu o time treinado por Frank Rijkaarde e que tinha os astros Ronaldinho Gaúcho, Deco e Iniesta por 1 a 0.

Depois disso, o Santos de Neymar e Ganso enfrentou o Barça de Messi na final do Mundial de Clubes, mas levou uma goleada por 4 a 0.

Com informações da ESPN


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro