Close Menu

Busque por Palavra Chave

1º Festival Gastronômico de Coronel Freitas traz gastronomia italiana

Cultura, culinária e entretenimento são os ingredientes principais que vão marcar o 1º Festival Gastronômico de Coronel Freitas (Festicel), no oeste catarinense. O evento proporcionará nos dias 05 e 06 de agosto sabores únicos da tradição italiana, apresentações artísticas, entretenimento e lazer, no Salão Paroquial, no centro do município.

A promoção é do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e de diversas entidades da comunidade: Lions Clube, CTG Mate Amargo, Clube dos Artesões, Clube dos Idosos, Clube Gaúcho, APAE, Escolas Municipais, Coral e Grupo de Cantos. São apoiadores Administração Municipal, Adubos Ferticel, Cooperalfa, AM Pneus, Associação Empresarial de Coronel Freitas (AECF), CDL Coronel Freitas, Leandro Representações, Moinho Martelli, Neocon Pré-moldados, Nostra Casa, Sebrae/SC, Sicoob e Sicredi.

O presidente da AECF, Bruno Antonio Vivian, explica que a proposta do festival gastronômico surgiu a partir de ações de fomento do turismo, da estruturação do setor e da definição de estratégias para atrair novos visitantes e retê-los por mais dias no município. Essas medidas foram realizadas em parceria com o Sebrae/SC. “O objetivo é aproximar a comunidade regional para impulsionar os pontos turísticos de Coronel Freitas e incrementar o fluxo de pessoas no comércio local, fortalecendo os pequenos negócios”, explica.

A presidente do Comtur, Laureci Masetto, salienta que pela primeira vez na história de Coronel Freitas é organizado um evento que envolve muitas entidades, escolas, setor público e a Administração Municipal. “Isso já representa um marco histórico. Com esse formato de entretenimento, gastronomia, decoração, divulgação articulada e abrangência tem tudo para se tornar anual. O município está no clima da festa e sentimos da etnia italiana um apoio positivo e uma satisfação em participar”, observa.

De acordo com o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, investir em novos atrativos turísticos é incentivar o incremento no movimento econômico do município. “É fundamental que as Administrações Municipais fomentem novas atividades, justamente para renovar os ciclos de desenvolvimento territorial, ampliar as oportunidades locais e fomentar o empreendedorismo”, reforça.

ATRAÇÕES

A programação cultural do 1º Festival Gastronômico de Coronel Freitas contemplará na sexta-feira (5), a partir das 19 horas, abertura oficial e apresentação da Banda Italiana Stella di Pietra. No sábado (6), com início às 15 horas estão previstas danças, corais italianos, missa italiana, Grupo de Dança e o comediante Valter Talian. Além das apresentações culturais estarão à disposição para comercialização artesanatos e produtos da agricultura familiar.

Como atrativos gastronômicos os visitantes poderão saborear três pratos. O cardápio 1 inclui polenta com codorna, fortaia, salame, radicchio cotti e saladas; o cardápio 2 oferece polenta brustolada, carne suína, salame, radicchio cotti e saladas e o cardápio 3 terá carne de frango assada, massa taiadela com molho, fortaia, salame, radicchio cotti e saladas.

A entrada será gratuita. Os visitantes poderão adquirir fichas para os jantares ao valor de R$ 50,00 por pessoa e receberão uma taça personalizada. “Esperamos promover um belo evento e que se torne tradicional ao longo do tempo porque assim fortaleceremos as iniciativas turísticas do município e contribuiremos com o desenvolvimento local”, analisa Vivian.

Mais informações sobre o evento pelo telefone (49) 9 9115-2255.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro