O público que geralmente circula dentro de um Parque Tecnológico é formado por empreendedores, professores e estudantes universitários. Mas no Pollen Parque de Chapecó, foram as crianças de seis a 10 anos que tomaram conta do espaço e transformaram o local em uma grande sala de cinema.
Isso porque as mais de 300 crianças, de escolas públicas e privadas de Chapecó e Região, foram convidadas a assistir em primeira mão o pré-lançamento do curta-metragem "Rainha Leona em os Mistérios da Floresta Azul", produzido pela startup Reino Bambini (residente do Pollen). O filme de aproximadamente três minutos, é baseado no livro lançado em 2021 e conta as aventuras da menina e seu gato, ao encontrarem uma plantação "mágica" de mirtilos.
Mas a história da Leona é um pouco mais antiga, começou há cinco anos, quando as irmãs Cássia e Marina Cavali perceberam que precisavam ressignificar a profissão e ajudar as crianças a construir uma jornada mais assertiva. Elas largaram a psicologia e começaram a dar vida a essa rainha metade menina, metade leoa, que mora em um reino encantado, tudo construído a partir das referências da infância no campo. "Todos os personagens da obra são reais, assim como o `Reino Bambini’ que é o retrato de uma propriedade rural, mas que nos livros ganharam doses extras de magia. Os personagens são pessoas que passaram pela nossa vida, minha e da minha irmã, e que nos deixaram algumas lições", relata Marina Cavali, autora dos livros.
MAGIA E EMPREENDEDORISMO
Foi a partir das obras, cinco ao todo, que as irmãs perceberam que tinham em mãos um material tão rico que poderia ir além das páginas impressas. Foi assim que a startup nasceu, gerando conteúdos transmídia. “Hoje a startup conta as histórias da Leona a partir dos livros, itens interativos de papel que podem ser utilizados pelas crianças, o game em realidade aumentada onde a personagem interage diretamente com as crianças e agora a animação completando esse ciclo de conteúdos. E foi assim que ela se tornou uma startup, porque conseguimos fazer escala a partir do produto principal que é a Leona”, explica Cássia Cavali, CEO da empresa.
Ainda durante o pré-lançamento, as crianças puderam conversar com as autoras e aprender mais sobre esse processo de criação da personagem. E os pequenos, encantados com tudo, já têm uma nova super-heroína preferida. "A Rainha Leona é muito legal e sempre faz muitas aventuras. É muito bom saber que em Santa Catarina nós temos a nossa própria super-heroína", conta Maria Cecília Mariani Zuchi, de 10 anos. Para Fabiana Mariani, secretária de Educação de Seara, "esse é um belo trabalho de valorização da criança do campo, pois a rainha neste caso é tratada de forma leve, divertida, foge do estereótipo tradicional, e mostra a realidade em que a maioria dos pequenos vivem".
Durante a visita ao Pollen, as crianças também aprenderam sobre o papel de um parque tecnológico e como este pode ser o lugar para a realização de grandes ideias e sonhos no futuro, assim como foi para as duas irmãs. "Eles ainda têm pela frente uma jornada de muitos desafios e o que nós buscamos por meio de ações como essa é trabalhar de forma lúdica o desenvolvimento pessoal deles e mostrar o quanto esse universo de empreendedorismo e inovação pode transformar os sonhos em realidade", ressalta Rodrigo Barichello, diretor do Pollen Parque.
O filme da "Rainha Leona em o mistério da floresta azul", estará disponível no site e no canal no Youtube da startup a partir de setembro. A produção é apresentada pelo Ministério do Turismo e patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura, Fundo Nacional da Cultura e Gelnex e produzido pela Três Quadros Produtora.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro