Close Menu

Busque por Palavra Chave

Biguaçu sediará o 2º Circuito Internacional de Caminhada na Natureza

Por: LÊ NOTÍCIAS
29/07/2022 15:35 - Atualizado em 29/07/2022 15:38
Prefeitura de Biguaçu 1º Circuito Internacional de Caminhada na Natureza em Biguaçu, realizado em 2021 1º Circuito Internacional de Caminhada na Natureza em Biguaçu, realizado em 2021

Sucesso em sua primeira edição no ano de 2021, o 2º Circuito Internacional de Caminhada na Natureza em Biguaçu já tem data, horário e local confirmados para a etapa 2022. No dia 21 de agosto, a partir das 7h, o bairro Sorocaba de Dentro estará preparado para receber caminhantes vindos de todas as regiões do Brasil. As inscrições para participação já estão abertas e podem ser realizadas por este link.

O percurso planejado pela Prefeitura, por meio das Secretarias de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer e Agricultura, Pesca e Aquicultura, terá cinco quilômetros na rota principal, com aproximadamente dois quilômetros de acesso por trilhas dentro de uma propriedade rural. Os trajetos alternativos somados também terão cerca de cinco quilômetros. A concentração será na Igreja Nossa Senhora Aparecida.

A caminhada é contemplativa e não possui tempo para conclusão, por isso, pode ser realizada por pessoas de qualquer faixa etária, inclusive por aquelas que não estão acostumadas a fazer esse tipo de atividade em longas distâncias.

COMO INICIOU

O projeto foi elaborado a partir de pesquisas sobre o potencial turístico da região rural do município e faz parte da marca coletiva de agroturismo “Terra de Biguaçu”, criada em parceria com o Sebrae/SC e apresentada na última edição do evento. A proposta é promover a interação e apreciação da natureza, fomentando o desenvolvimento das comunidades de forma sustentável, a agricultura familiar e a cultura local.

Duas outras importantes colaboradoras no processo de preparação do circuito são a ONG Anda Brasil, que neste ano voltou a realizar o credenciamento nacional do roteiro sob o código 2287, e o Instituto dos Esportes-IVV, entidade com sede na Alemanha responsável pelo registro internacional.

PERCURSO

Agora que já foram relevados o local do percurso e mais detalhes sobre a organização da Caminhada na Natureza, é hora de conferir quais serão os pontos de apoio e as surpresas que aguardam os participantes:

A primeira parada será na encruzilhada que leva ao Canto do Bepão, em uma tenda onde serão oferecidas informações e água.

No caminho, haverá o acesso para o Canto do Morango, rota alternativa para quem quer ter uma verdadeira experiência de interação com o meio rural. Os caminhantes terão a oportunidade de conhecer de perto uma plantação de morangos e experimentar o suco da fruta produzido na propriedade.

A Ponte do Canto do Tíbica será o próximo local reservado para recarregar as energias e se hidratar.

A música também estará presente no percurso, com apresentação de acordeom. Um grupo musical receberá as pessoas em um dos pontos de apoio dentro da fazenda que dá acesso a trilha, com água e frutas para dar o gás necessário para os próximos quilômetros de caminhada e informações importantes sobre o percurso.

O Mirante da Trilha será o ponto mais alto do circuito e o ambiente ideal para fazer muitas fotos e vídeos, tendo além de uma bela vista, um balanço infinito, um portal de identificação do evento e um espaço para descanso também instagramável. Uma tenda será disponibilizada para a oferta de água, frutas e outras informações.

No Sítio Parque Águas do Amâncio, haverá uma mesa recheada de produtos da terra para degustação e água.

O Sítio Paraíso terá uma área para descanso e contemplação às margens do curso d’água da Cachoeira do Amâncio, além da distribuição de frutas e água.

E por fim, mas não menos importante, a Cachoeira do Amâncio e todos os seus atrativos estarão aguardando os participantes. Guias estarão disponíveis para auxílio no acesso a cachoeira e fornecimento de mais informações e água. O retorno poderá ser realizado de trator, caso o caminhante esteja cansado e não consiga fazê-lo a pé.

COMÉRCIO E SERVIÇOS

O almoço dessa edição será preparado na própria Igreja e terá o valor de R$ 50,00 por pessoa, com cobrança de bebidas de acordo com o consumo. A reserva deve ser realizada no momento da inscrição. A feirinha de produtos artesanais e da agricultura familiar também estará de volta.

Os banheiros químicos estão incluídos na estrutura oferecida pela organização, proporcionando maior conforto e praticidade no decorrer da caminhada.

Ao final do percurso, será entregue gratuitamente uma caderneta internacional com o carimbo do Circuito e espaço para outros registros de participação em caminhadas pelo Estado de Santa Catarina, pelo Brasil e até mesmo pelo mundo.

DICAS E RECOMENDAÇÕES

Os caminhantes que gostam de se aventurar em companhia do animal de estimação, poderão levar pets como cães e gatos.

É importante estar preparado, por isso é recomendado o uso de repelente e protetor solar e o consumo de água durante todo o trajeto.

As pessoas que quiserem contribuir com pessoas em situação de vulnerabilidade no município, poderão levar um quilo de alimento não perecível para doação.

Em caso de dúvidas sobre o evento, os telefones para contato são o (48) 3094-4126 e (48) 99136-6121 (WhatsApp). Todo o atendimento será prestado pela equipe da Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro