Close Menu

Busque por Palavra Chave

RECONHECIMENTO

Armando Roncaglio será homenageado pela OAB como advogado mais antigo de Xaxim

Por: LÊ NOTÍCIAS
10/08/2017 17:40 - Atualizado em 10/08/2017 17:44
Aos 80 anos e com a carteira da OAB nº 3.039, Armando Roncaglio será homenageado nesta sexta-feira, em Chapecó (Foto: Arquivo/LÊ) Aos 80 anos e com a carteira da OAB nº 3.039, Armando Roncaglio será homenageado nesta sexta-feira, em Chapecó (Foto: Arquivo/LÊ)


Por Vitória Schettini

O Dia do Advogado é comemorado hoje, dia 11 de agosto, e é marcado pela introdução dos primeiros cursos de Direito no Brasil em 1827, na Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco e a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo. Para evidenciar o dia e os 45 anos da Subseção de Chapecó da Ordem dos Advogados do Brasil, será realizado um evento nesta sexta-feira.

A cerimônia está programada para acontecer às 19h no Clube Caça e Pesca, em Chapecó, a qual haverá a entrega de carteiras profissionais para novos advogados e homenagens com certificados de honra ao mérito. O presidente da OAB Chapecó, Tito Ortenilo Azzolini conta que em sua trajetória de quatro décadas e meia, a subseção “tem buscado estar sempre envolvida nas demandas da advocacia e da sociedade”. Além disso, ressalta que a Ordem tem como base a preservação do Estado Democrático de Direito, tendo em visto o aperfeiçoamento das instituições democráticas, à ética na política, o direito à ampla defesa e o devido processo legal.

O LÊ NOTÍCIAS conversou com Armando Roncaglio, de 80 anos, que é o advogado mais antigo exercendo a função em Xaxim, e será homenageado na ocasião. “Eu me formei como advogado em 1978 e trabalhei em Cascavel entre os anos 1978 e 1980. No ano seguinte, voltei à cidade de Xaxim e passei a atuar na advocacia”, contou. De acordo com Armando, ele deixou de advogar apenas em dois momentos, quando foi secretário da Administração na gestão do prefeito Gelson Sorgato, entre 1983 e 1988.

Roncaglio também não pôde exercer a profissão quando foi eleito presidente da Câmara de Vereadores de Xaxim, por dois anos. “Mesmo eu estando ausente, o escritório estava sempre aberto porque havia minha filha Cristiane Roncaglio Dal Magro e mais um advogado. Atualmente, contamos também com a advogada Regina Vidi”, ressaltou.

De acordo com Roncaglio, ele sempre gostou mais da função social do que jurídica. Tanto, que o curso de Direito onde se formou, em Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, chamava-se Ciências Jurídicas e Sociais. Em relação à homenagem da OAB de Chapecó, ele afirma que seu número da carteira da Ordem é 3.039, um dos mais baixos do município de Xaxim, por essa razão vai ser reconhecido na cerimônia desta sexta-feira.

“Completarei 45 anos na OAB de Chapecó, sendo que na ocasião haverá uma cerimônia para a entrega das primeiras carteiras dos advogados que passaram na Ordem recentemente e de um certificado de homenagem de honra ao mérito aos advogados mais antigos nessa subseção da OAB. Outros advogados dos municípios de São Lourenço do Oeste, Coronel Freitas e Quilombo, que pertencem à subseção de Chapecó, também estarão presentes. Queria agradecer a Deus, aos companheiros e aos clientes pelo recebimento de certificado de honra ao mérito desta sexta-feira”, completou o advogado.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro