Close Menu

Busque por Palavra Chave

Palhoça tem conquista histórica na Olesc 2022

Prefeituras de Palhoça Palhoça levou a maior delegação de sua história à fase estadual, encerrada no dia 30 Palhoça levou a maior delegação de sua história à fase estadual, encerrada no dia 30

A participação na fase estadual da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), disputada entre os dias 22 e 30 de julho, em Curitibanos, foi um divisor de águas para o esporte de Palhoça. Contando com a maior delegação da história do município, com 76 atletas, a Fundação Municipal de Esporte e Cultura (FMEC) comemora muito mais do que os resultados: é a consolidação de Palhoça no mapa das grandes competições estaduais para jovens, o grande legado da participação histórica na Olesc.

“Estamos trabalhando desde 2013, dentro do projeto Palhoça Esportiva, com o objetivo de, primeiro, formar cidadãos e promover o esporte como uma ferramenta de inclusão social, e depois, gradativamente, trabalhar o alto rendimento, fazendo com que as nossas modalidades coletivas voltassem a participar de grandes eventos, mas que fosse um trabalho realmente nosso, com atletas formados no município, e na Olesc a gente vivenciou isso”, comemora o presidente da FMEC, José Virgílio Junior (Secco).

A Olesc é uma competição destinada a estudantes com até 16 anos de idade, organizada pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte). A FMEC de Palhoça esteve representada nas modalidades: taekwondo, vôlei, vôlei de praia, judô masculino, handebol masculino e basquete masculino.

O destaque da delegação foi o taekwondo, que conquistou duas medalhas: prata na categoria até 57kg, masculino, com Pedro Sebastião Laurentino; e bronze na categoria até 37kg, feminino, com Sara Dalsenter.

O vôlei feminino não avançou de fase, apesar de ter feito bons jogos (ganhou sets de Saudade e Florianópolis e venceu Joinville), e terminou na 12ª colocação.

Já o vôlei masculino ganhou de Curitibanos e Rio do Sul na chave e avançou para o mata-mata, perdendo para o campeão Florianópolis, no cruzamento olímpico, terminando a competição entre os oito melhores do estado.

O basquete masculino também avançou de fase, perdendo nas quartas de final para o vice-campeão Brusque, terminando a Olesc na sétima posição.

“Mesmo sem chegar nas finais, a gente vê um crescimento na parte técnica. Não estamos longe dos primeiros colocados. A parte técnica tem sido bem trabalhada pelos nossos treinadores, que fazem um trabalho excelente, não só como técnicos, mas como educadores”, pondera o gerente de Esportes da FMEC, Vanilson Silveira, que coordenou a delegação em Curitibanos.

Para Vanilson, mais importante do que os resultados, é a certeza de que Palhoça, hoje, é um município respeitado no circuito de competições chanceladas pela Fesporte. “Uma das nossas propostas era colocar Palhoça como um município de respeito, e isso nós já conseguimos. A Olesc deste ano foi um divisor de águas. Saímos de um patamar baixo e hoje estamos em um patamar médio. Em termos de resultado, ainda vai acontecer, pelo trabalho que está sendo realizado. Mas só o fato de termos chegado com quase todas as nossas modalidades coletivas na fase estadual já foi excelente”, pondera o gerente.

Vanilson cita os elogios recebidos pela delegação de Palhoça junto à organização do evento, junto aos dirigentes esportivos, junto aos técnicos adversários e, principalmente, junto aos pais dos jovens atletas palhocenses. “Nossos atletas foram exemplo de responsabilidade e disciplina, e isso nos enche de orgulho, porque, acima de tudo, estamos formando cidadãos de bem”, afirma Vanilson. “O comentário geral é que Palhoça não é mais uma ‘equipe qualquer’. Nós chegamos, hoje nós somos uma realidade, temos representatividade dentro do esporte em Santa Catarina”, finaliza.

A maturidade do projeto Palhoça Esportiva, conquistada com muito trabalho, desde 2013, também é celebrada pelo prefeito Eduardo Freccia. “A participação na Olesc foi um marco para o nosso esporte de base, foi a coroação de um trabalho organizado, planejado, estruturado. O papel do gestor público é o de oportunizar a prática do esporte, o de oferecer condições para que o atleta se desenvolva, e isso nós estamos fazendo”, comenta o prefeito.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro