Lê Notícias - Região - Unochapecó aborda sobre Lei Maria da Penha em aula inaugural
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Unochapecó aborda sobre Lei Maria da Penha em aula inaugural

Por: LÊ NOTÍCIAS
09/08/2022 08:15 - Atualizado em 09/08/2022 08:17
Unochapecó Evento aconteceu nos dia 03 e 04 de agosto, no Salão Nobre Evento aconteceu nos dia 03 e 04 de agosto, no Salão Nobre

"Serão asseguradas às mulheres as condições para o exercício efetivo dos direitos à vida, à segurança, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, à moradia, ao acesso à justiça [...]", é o que menciona o artigo 3° da Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, conhecida como Lei Maria da Penha. Para celebrar e discutir os 16 anos desde a promulgação da lei que reduziu a violência doméstica, salvando a vida de milhares de mulheres por todo o território brasileiro, os cursos de Direito, Enfermagem e Psicologia reuniram-se em debate na `Roda de Conversa - 16 anos da Lei Maria da Penha`.

O evento foi realizado nos dias 03 e 04, no Salão Nobre da Unochapecó, e marcou o início do semestre letivo para os cursos, na forma de Aula Magna. O painel abordou `o papel dos operadores do direito na aplicabilidade da Lei Maria da Penha e dos atores na rede de atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade e violência em Chapecó`. Para adentrar no assunto, os estudantes contaram com a presença de profissionais que atuam diariamente na segurança da mulher.

Mediado pelas professoras Sandra Fagundes e Silvana Winckler, a primeira mesa de debates foi composta pela juíza e diretora do foro da Comarca de Chapecó, Maira Salete Meneghetti, o promotor de justiça Rafael Alberto Moser, o delegado regional da 12° Delegacia Regional de Polícia Ricardo Newton, Liéges Schwendler, assistente de gabinete do Decrim e Violência Doméstica da Comarca de Chapecó; O delegado Eder Matte, da Delegacia de Proteção à Criança e Rômulo Vieiro, policial militar.

Já a segunda noite de evento contou com a presença da secretária de assistência social do município de Chapecó Elisiane Schimit, a diretora de atenção em saúde Gessiane Larents, as assistentes sociais do Hospital Regional do Oeste, Dalva Motta e Maristela Brugali, Emerson dos Santos e Natalia Schuster, da Rede Catarina. A mediação foi realizada pelas professoras Jucimar Frigo e Sandra Fagundes.

Frisando a participação comunitária nas discussões e produções da Universidade, a professora Andrea Marocco, Pró-Reitora de Pesquisa, Extensão, Inovação e Pós-Graduação, apontou a importância da temática para a Academia e sociedade. "Essa foi a primeira vez em que esses três cursos (Psicologia, Enfermagem e Direito) são unidos em prol do conhecimento e para discutir e debater uma temática de suma importância. Trazer a base do conhecimento e reflexões sobre um tema que a longa data vem sendo discutido e nunca será esgotado, porque tem uma importância fundamental para todos os que estão aqui e toda a comunidade que nos cerca. Sabemos dos desafios, mas temos certeza que é através da união de esforços da Universidade, comunidade, empresas públicas e privadas é que poderemos avançar significativamente nessas políticas públicas que merecem o amparo do mundo acadêmico", pontua.

ACOLHE UNO

Além das discussões pautadas, a Roda de Conversa foi o evento escolhido para o lançamento do projeto Acolhe Uno. Apresentado ao público acadêmico no dia 04 de agosto, o projeto de extensão foi criado com o intuito de sensibilizar a comunidade interna e externa contra a violência de gênero. A coordenadora do projeto de Extensão será a Professora Dra Jucimar Frigo, do curso de Enfermagem.

Vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão, Inovação e Pós-Graduação, a proposta envolve não somente o campus universitário, como também ambientes virtuais, desenvolvendo ações de cuidado, diálogo e educação, para, então, garantir os direitos de cada indivíduo no âmbito educacional. Ellen Guerra, psicóloga do Núcleo Psicológico e Pedagógico Institucional (NAPI) da Unochapecó, conta que as discussões para o desenvolvimento do projeto começaram no mês de abril, a pedido da comunidade acadêmica, e contam com a atuação de professores e técnicos de diversas áreas da Universidade, como Psicologia, Enfermagem, Direito, Serviço Social e Marketing, além de um representante discente.

"Coube a este grupo pensar os delineamentos desse projeto com um olhar técnico e cuidadoso. Nós escolhemos este evento para o lançamento do projeto, por entendermos a importância da data e das discussões que serão feitas aqui, e entendendo também, que os cursos presentes são muito importantes e os queremos próximos nessa caminhada".

Ellen também frisa que as primeiras ações colocadas em prática pelo projeto se deram na constituição de uma Comissão Institucional permanente de prevenção e a organização do fluxo de atendimento interno. Também fazem parte dos primeiros atos do Acolhe Uno a criação de um canal oficial de comunicação e denúncia com a Comissão, que já conta com email próprio, acolheuno@unochapeco.edu.br, e em breve contará com um número de WhatsApp.

"A intenção do canal de comunicação com a comissão é que tenha um tom que siga todos os princípios do projeto. A pessoa que entrar em contato conosco saberá que está sendo acolhida por uma equipe técnica qualificada para receber as informações e fazer os encaminhamentos necessários", finaliza.


Outras Notícias
Governo de SC
Prefeitura de Chapecó
Semasa Itajaí
PALHOÇA
Unochapecó
Prefeitura Floripa Junho
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro