Close Menu

Busque por Palavra Chave

Antonio Ceron segue Censo 2022 do IBGE em Lages

Por: LÊ NOTÍCIAS
10/08/2022 23:52 - Atualizado em 10/08/2022 23:54
Divulgação Prefeito acompanhou o andamento dos trabalho na cidade, que iniciou neste mês Prefeito acompanhou o andamento dos trabalho na cidade, que iniciou neste mês

Neste mês de agosto, em todo país, foi dado início à coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa se estenderá até 31 de outubro, quando 6.761 recenseadores do IBGE, uniformizados com colete azul-marinho, boné e crachá com QR Code que permite verificar a identidade, visitarão todos os domicílios catarinenses na coleta do Censo Demográfico 2022.

Para saber como está o andamento dos trabalhos em Lages, o prefeito Antonio Ceron, acompanhado do secretário de Administração e Fazenda, Antônio Cesar Arruda, visitou na manhã desta quarta-feira (10 de agosto), o posto de coleta do Município.

Os custos do espaço, localizado em um prédio na rua João de Castro, n° 279, no segundo andar, um local amplo e adequado, está sob a responsabilidade da prefeitura. Durante a visita, ficou acertado que a administração municipal também iria se mobilizar a fim de emprestar o mobiliário da sala que será utilizada pelos recenseadores.

No início de junho 18 supervisores foram contratados e treinados para irem a campo na coleta. Em julho estes supervisores convocaram e treinaram 101 recenseadores, que iniciaram o trabalho no dia 1° de agosto. “Hoje, após algumas desistências e mais contratações, estamos com 106 recenseadores trabalhando em Lages. No dia 15/08 teremos mais um resultado de edital, onde poderemos completar o quadro de vagas para o trabalho que é de 150 recenseadores par ao município de Lages”, informa o coordenador do Censo em Lages, Paulo Peruzzo.

Uma das dificuldades deste tipo de trabalho no município é o deslocamento rural, por se tratar de uma área extensa entre uma localidade e outra e população bastante reduzida, com poucos domicílios a serem coletados no interior.

Já na questão da mobilidade urbana, devido a pouca verba destinada, uma das alternativas será utilizar o transporte público para o deslocamento entre os bairros. “Trata-se de uma operação grande, com muita gente envolvida e obviamente surgem as dificuldades. Mas esta conversa com o prefeito e o secretário foi bastante produtiva e encontramos muitas alternativas para que tudo seja alinhado durante a atividade”, destaca o coordenador Paulo.

Outras reuniões de acompanhamento estão previstas para acontecer. “Entidades de importante representatividade no município serão convidados para acompanhar os trabalhos do censo”, conta Paulo.

PESQUISA SOBRE OS BRASILEIROS

O objetivo do Censo Demográfico é coletar informações mais fidedignas possíveis, com foco principal no número de moradores em cada residência. Um dos desafios é a adesão da população à pesquisa. Trata-se de um questionário rápido e descomplicado, que poderá ser respondido em cinco minutos. “Quanto às recusas de pessoas que por ventura se negar a responder o questionário, o próprio recenseador poderá buscar informações paralelas, no condomínio ou vizinhos que contribuam com os dados”, informa Paulo.

Além de saber exatamente qual o tamanho da população, o Censo visa tirar uma fotografia detalhada dos brasileiros, mostrando suas principais caraterísticas socioeconômicas, incluindo idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda e saneamento básico dos domicílios.

CENSO 2010

A última contagem da população brasileira foi realizada entre agosto e novembro de 2010. Naquele ano, os brasileiros formavam um contingente de quase 191 milhões de pessoas. As projeções do IBGE sugerem que esse número aumentou cerca de 13% nos últimos 12 anos, elevando para 215 milhões o número de habitantes no Brasil.

Por lei, o levantamento censitário deve ser realizado no país a cada dez anos e, portanto, deveria ter sido feito em 2020, mas foi adiado para o ano seguinte.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Câmara Floripa
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro