Close Menu

Busque por Palavra Chave

Carmen Zanotto tem projeto sobre laqueadura aprovado

Por: LÊ NOTÍCIAS
11/08/2022 12:05 - Atualizado em 11/08/2022 12:05
Elaine Menke/Câmara do Deputados O projeto de lei aprovado da parlamentar segue agora para sanção presidencial O projeto de lei aprovado da parlamentar segue agora para sanção presidencial

O Senado Federal aprovou na tarde desta quarta-feira (10) o projeto de lei (PL 1941/14) da deputada Carmen Zanotto (Cidadania/SC) que retira da legislação atual a exigência de autorização entre marido e mulher para a esterilização voluntária, laqueadura ou vasectomia. A matéria segue para sanção presidencial.

“A realidade é que raramente uma esposa precisa autorizar a vasectomia do marido e quase sempre a mulher precisa da autorização do marido para fazer o procedimento de laqueadura no Sistema Único de Saúde (SUS). Então, será um grande avanço para as mulheres”, disse a deputada Carmen.

A proposta aprovada ainda reduz de 25 para 21 anos a idade mínima a partir da qual é autorizada a esterilização voluntária, permitindo a realização do procedimento na mulher logo após o parto.

Para solicitar a laqueadura, a mulher deve manifestar interesse no prazo mínimo de 60 dias antes do parto. Atualmente a regulamentação do Ministério da Saúde proíbe a laqueadura durante períodos de parto, exceto em casos de comprovada necessidade.

O texto também garante a oferta de qualquer método e técnica de contracepção no prazo máximo de 30 dias. A matéria foi relatada pela senadora Nilda Gondim (MDB-PB) e recebeu elogios dos parlamentares. A senadora Mara Gabrilli destacou o trabalho da deputada Carmen Zanotto “sempre combativa na área da saúde das mulheres”.

Já o senador Oriovisto Guimarães parabenizou a deputada Carmen pelo “importantíssimo” projeto que marca uma evolução notável na legislação. “Ele dá independência às mulheres para que decidam sobre o seu próprio corpo, sobre sua própria vida sem necessidade de autorização do esposo”, destacou.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro