Close Menu

Busque por Palavra Chave

Jardim Botânico de São José comemora sete anos

Por: LÊ NOTÍCIAS
12/08/2022 11:31 - Atualizado em 12/08/2022 11:33
Prefeitura de São José Programação de aniversário marca a reabertura do Jardim Botânico para visitação aos sábados Programação de aniversário marca a reabertura do Jardim Botânico para visitação aos sábados

Para comemorar o sétimo ano do primeiro Jardim Botânico de Santa Catarina, a Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável prepara uma programação especial de atividades no sábado (20). Com 160 mil m² de Mata Atlântica preservada, o Jardim leve o nome Max Hablitzel.

Reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente e integrante do Rede Brasileira de Jardins Botânicos, o espaço é um importante instrumento de estudo e preservação de espécies nativas da flora brasileira.

O espaço conta com a sede administrativa, auditório e anfiteatro para eventos de educação ambiental, trilha ecológica, jardim sensorial, cactário, estufa com vegetação nativa e um herbário, uma coleção científica composta por amostra de plantas secas, semelhante a um museu de espécies.

QUEM FOI MAX HABLITZEL

Foi um agricultor, engenheiro agrônomo e orquidófilo brasileiro. Sua grande paixão foram as orquídeas e as bromélias, que cultivou por mais de 50 anos, formando uma das maiores coleções particulares de orquídeas e bromélias do mundo. Dedicou-se ao cultivo depois que vendeu parte das terras – uma das áreas transformou-se no bairro Fazenda Santo Antônio, que por isso ainda hoje é conhecido como Fazenda do Max – e passou a ser conhecido pela imensa coleção que criou.

Chegou a possuir 240 mil vasos para estudos, pesquisas e cruzamentos de espécies – apesar de que, segundo o próprio, ele não sabia o tamanho exato. O orquidário foi desativado em 2011, quando Max tinha 87 anos e já estava doente e longe da sede da fazenda. Boa parte da coleção, principalmente de bromélias, foi doada para o novo jardim botânico de São José.


Outras Notícias
São José - Fevereiro - 2
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro