Close Menu

Busque por Palavra Chave

Unochapecó desenvolve projeto de formação de profissionais de TI

Por: LÊ NOTÍCIAS
14/08/2022 12:59 - Atualizado em 14/08/2022 13:00
Unochapecó Mais de 140 estudantes já passaram pelo projeto em 12 anos Mais de 140 estudantes já passaram pelo projeto em 12 anos

O Centro de Residência em Software (CRS) foi criado com a missão de formar jovens talentos na área de Tecnologia da Informação para o mercado de trabalho. E a melhor forma de cumprir com ela é colocar os estudantes dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da Unochapecó em contato com as empresas que desenvolvem produtos e serviços de tecnologia.

O projeto que começou lá em 2010, completa hoje 12 anos de uma trajetória de sucesso e pioneirismo na área. Mais de 140 estudantes passaram pelo CRS e tiveram a oportunidade de realizar estágio em empresas renomadas da área. Segundo o coordenador do CRS, professor Jorge Di Domenico, o principal objetivo é formar novos talentos na área de tecnologia e auxiliar na entrada de estudantes no mercado de trabalho. "Temos o estudante aqui rodando nesse meio acadêmico e a empresa pagando as bolsas dele para que aprendam as metodologias. Assim, a possibilidade deles serem inseridos no mercado de trabalho e irem direto para dentro da empresa é de 90%", finaliza.

Desde o ano passado, o projeto passou a integrar a estrutura do Pollen Parque Científico e Tecnológico, o que favorece e potencializa as conexões com empresas ligadas ao setor. Atualmente, existem dois núcleos de atuação no CRS. Um núcleo de desenvolvimento de soluções (softwares) para a Universidade e o outro é o núcleo das empresas, oportunidade em que os residentes desenvolvem soluções para as organizações, conforme as tecnologias e projetos que a mesma trabalha.

De acordo com a coordenadora do curso de Sistemas de Informação, professora Mônica Tissiani De Toni Pereira, "o objetivo é sempre potencializar essa aproximação com as empresas, oportunizando novas formas de ingresso no mercado de trabalho para os estudantes, fortalecendo o aprendizado obtido na universidade e preparando-os para a vida profissional", completa.

Quem vive esse dia a dia sabe o quanto o projeto traz transformações para a vida profissional. Gabriel, que está no oitavo período do curso de Sistemas de Informação, é hoje o técnico responsável do CRS e também o responsável por orientar e dar suporte aos estagiários junto com os professores. "Esse contato, tanto com os professores, como com os estudantes, têm me instigado diariamente a buscar novidades, coisas legais que a gente possa aplicar nos nossos projetos internos, e nessa busca eu acabo aprendendo muito, o que contribui ainda mais pro desenvolvimento da minha carreira", salienta.

Segundo o coordenador do curso de Ciência da Computação, professor Sandro Silva de Oliveira, além de todo o conhecimento adquirido, através da oportunidade, os acadêmicos que participam do CRS têm chances maiores de serem contratados pelo mercado de trabalho.

"Esse é um projeto pioneiro na região e poder proporcionar a esses estudantes o contato direto com a prática e as demandas do mercado, sem dúvida é motivo de muito orgulho. Além disso, o CRS também auxilia as empresas da área que estão em busca de mão de obra qualificada para o seu quadro funcional, uma vez que, quando precisarem de um profissional, podem procurar diretamente nesse laboratório, pois esse estagiário já estará alinhado com a necessidade da empresa", explica.

Para o diretor do Pollen Parque, professor Rodrigo Barichello, a trajetória do CRS é um excelente exemplo de como funciona a tríplice hélice no ecossistema de inovação. "Em um mundo cada vez mais digital, não há dúvidas de que a área de Tecnologia da Informação ganhou uma importância estratégica nas organizações e, assim, será para os próximos anos. Vários estudos apontam que o Mercado de TI deve apresentar déficit de mais de 250 mil profissionais em 2024. Nesse sentido, é fundamental pensar em novos modelos, a exemplo do Centro de Residência de Software, que une a excelência em ensino com as demandas atuais das empresas parceiras, para juntos possam solucionar os problemas do mercado", finaliza.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro