Close Menu

Busque por Palavra Chave

Professor da Unochapecó integra ranking internacional de pesquisa

Unochapecó O professor conta com 7.247 citações e 250 publicações que contribuem com a produção científica O professor conta com 7.247 citações e 250 publicações que contribuem com a produção científica

Visando promover pesquisas de alta qualidade e seus desenvolvedores e influenciar futuros cientistas, a plataforma Research.com classifica pesquisadores de vinte e dois campos da ciência de acordo com o número de citações em documentos científicos. Neste ano, a Unochapecó foi representada no ranking de química pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), José Vladimir de Oliveira.

O professor conta com 7.247 citações e 250 publicações que contribuem com a produção científica em química; é atuante em áreas como a termodinâmica do equilíbrio de fases a baixas e elevadas pressões, encapsulamento e liberação de compostos bioativos em nanoestruturas, produção enzimática de biopolímeros, atividade/estabilidade de enzimas em meios pressurizados, reações enzimáticas em fluidos pressurizados e em ultrassom, entre outras. Para ele, a sua trajetória na pesquisa científica está longe de ser finalizada, sempre buscando aproximar seus projetos da realidade industrial e visando o retorno benéfico para a sociedade.

"Sem dúvida o reconhecimento por parte do universo científico nos impulsiona, nos dá força extra na caminhada pela pesquisa científica. É um reconhecimento que faz parte do mundo acadêmico. Penso que todos nós, docentes, estudantes e a própria Instituição deveriam se sentir lisonjeados, orgulhosos desse resultado. Terminei minha graduação em 1984 e segui diretamente pro mestrado e depois para o doutorado, tendo concluído este último em janeiro de 91. Já tinha muito gosto pela ciência, pela pesquisa, mas naquela época a Internet ainda não havia se disseminado, poucos locais tinham acesso a este serviço e a comunicação ainda era bastante complicada. Em pouco tempo o panorama se alterou radicalmente, ao ponto de que hoje nos deparamos com pesquisas falsas e disputa acirrada por parte dos pesquisadores, buscando inserir seus resultados nas melhores revistas científicas. De nossa parte, percorremos essa trajetória e continuamos a trabalhar arduamente, em grupos aqui e no exterior, para incrementar e principalmente aprimorar a pesquisa científica, buscando, em nosso caso, aproximá-la dos desafios da realidade industrial, visando benefícios para a sociedade".

Liz Girardi, coordenadora do PPGCA, frisa que a produção científica do programa está entre as maiores do país e que a atuação do professor Vladimir é de suma importância para a caminhada da Universidade. "Crescemos não somente em relação à quantidade, mas na qualidade das produções. Nos últimos 4 anos, mais da metade dos artigos científicos do PPGCA foram publicados em periódicos do estrato superior do Qualis CAPES. Certamente, a contribuição do professor para este fato é inequívoca. Adicionalmente, o docente tem papel de destaque na captação de recursos, aborda temas atualíssimos e relevantes nos trabalhos de seus orientandos e alavanca o programa de diversas maneiras. O PPGCA tem grande orgulho de contar com o professor Vladimir em seu corpo docente permanente".

A PÓS-GRADUAÇÃO

Docente na Universidade há nove anos, o professor orienta estudantes do PPGCA e fomenta o gosto pela pesquisa. Ele relata que o programa teve um crescimento de forma rápida e eficiente, tendo aprovado recentemente o curso de doutorado.

"O PPGCA está estruturado em duas grandes áreas/linhas de pesquisa: `Dinâmicas socioambientais e biodiversidade` e `Tecnologias ambientais`, nas quais os docentes oferecem disciplinas e os discentes realizam suas pesquisas e executam projetos pertinentes. Além disso, o programa caminha rapidamente para o amadurecimento técnico-científico, apresentando robustez, oferecendo temas de pesquisas de fronteira do conhecimento, decorrendo em produção bibliográfica de elevado nível científico e corpo discente com excelente formação acadêmico-científica"


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro