Close Menu

Busque por Palavra Chave

ESPORTE RADICAL

Jovem catarinense se destaca em campeonatos de skate pelo Brasil

Por: LÊ NOTÍCIAS
15/08/2022 11:20 - Atualizado em 15/08/2022 15:09
@myclassproservices Catarinense concilia o skate com outras atividades no dia a dia, como a faculdade e a academia Catarinense concilia o skate com outras atividades no dia a dia, como a faculdade e a academia

Por Vitória Schettini

O skate é considerado um esporte radical em razão de suas manobras realizadas com baixo e alto grau de dificuldade sobre uma prancha com dois eixos chamados de trucks. O esporte é a paixão da jovem catarinense Raphaele Fell, de 24 anos, que atualmente mora em Florianópolis.

Em entrevista ao Lê NOTÍCIAS, a skatista relata como se apaixonou pelo esporte aos 13 anos e nunca mais parou de praticá-lo, passando a se destacar em campeonatos nacionais e conquistando prêmios.

Natural da cidade gaúcha de Cruz Alta, Raphaele se mudou bastante durante a infância em decorrência da profissão do pai, que é militar, se domiciliando no Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas e até na Colômbia por um tempo. Ela se mudou para a capital catarinense na adolescência, com 12 anos.


Raphaele pratica skate desde os 13 anos e já participou de vários campeonatos em Santa Catarina e pelo Brasil (Foto: @nawmiranda.ph)

PAIXÃO PELO ESPORTE

"Comecei a andar de skate porque alguns meninos da minha rua andavam e me interessei, eu já gostava muito de futebol também, jogando em uma escolinha. Contudo, com o passar dos anos, eles deixaram de lado esse hobby e eu levei a sério, então, apenas continuei", conta ao .

Raphaele insisitiu no esporte e começou a competir profissionalmente a partir dos 14 anos, em um campeonato realizado em Florianópolis, o qual logrou êxito em 2º lugar. "Com essa conquista, percebi que tinha capacidade de seguir participando de mais competições. Então, participei dos estaduais e consegui me tornar bicampeã catarinense e ainda competir em dois campeonatos brasileiros", comenta.

A skatista teve que ficar afastada das manobras do skate por duas vezes. "No segundo campeonato brasileiro, eu tinha rompido recentemente o ligamento do joelho direito, o que me prejudicou bastante na carreira. Tive que ficar longe por cerca de um ano, entre 2016 e 2017. Em 2022 também me lesionei, mas consegui me tornar vice-campeã catarinense", destaca a catarinense, que no final do ano participará novamente do campeonato brasileiro.

INSPIRAÇÕES

Ela lembra que no início, a família não a apoiava muito na prática do esporte, mas isso mudou após o primeiro campeonato brasileiro. "Minha família me incentivou muito e percebeu que tenho tinha um grande potencial. É ótimo contar com eles durante todo o tempo que venho praticando o skate, me ajudou a chegar onde estou".

Ainda, ela acrescenta que grandes nomes do skate serviram de inspiração na sua trajetória. "Eu gosto bastante da marca de skate Thrasher, que traz alguns skatistas com um estilo bem diferente, como o David Gonzalez. A brasileira Letícia Bufoni também me inspirou bastante e recentemente, a Rayssa Leal, que tive o prazer de conhecer no meu primeiro campeonato catarinense e que ela ficou em 2º lugar. Ela é uma pessoa incrível, além de ser muito humilde", ressalta.

OUTRAS ATIVIDADES

Raphaele concilia o skate com os estudos da faculdade de Enfermagem, a academia e o trabalho, mas expressa que gostaria de trabalhar unicamente com o esporte. "Eu realmente queria ter mais tempo para me dedicar ao skate, no entanto viver do esporte atualmente no Brasil é muito difícil. Hoje, eu consigo andar de skate umas duas vezes na semana, espero futuramente ter mais tempo para isso".

A jovem conta que não consegue ficar sem o seu skate, sendo sua atividade preferida. "Gosto demais do esporte e pretendo continuar assim. Eu tenho um patrocinador, que é uma marca de São Paulo, MyClass, que acredita muito no meu trabalho e está me apoiando bastante. Pretendemos crescer juntos e futuramente participar de outros campeonatos maiores e se possível, viver disso, seria meu sonho!", finaliza Raphaele.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro