Close Menu

Busque por Palavra Chave

TALENTO DE QUATRO PATAS

Cãozinho chapecoense viraliza na internet ao fazer contas matemáticas e contar notas

Por: LÊ NOTÍCIAS
16/08/2022 10:27 - Atualizado em 18/08/2022 11:39
Arquivo Pessoal O cão Chapecó, de cinco meses, é treinado por seu dono, Marcos Vinícius O cão Chapecó, de cinco meses, é treinado por seu dono, Marcos Vinícius

Por Vitória Schettini

O cão é o melhor amigo do homem, como já diz o antigo ditado. Já um cãozinho que faz contas matemáticas, como adição, subtração e raiz quadrada simples, e ainda sabe o valor de cédulas de dinheiro, é novidade. É exatamente por isso que o cão Chapecó, de apenas cinco meses, vem se destacando pelo território catarinense e pelo Brasil.

O tutor e adestrador, Marcos Vinícius, conta ao Lê NOTÍCIAS como o cachorrinho começou a ser treinado e adestrado desde muito pequeno, com cerca de dois meses. O filhote de collie conquista cada vez mais fãs nas redes sociais e em um vídeo publicado no Instagram, foram mais de 540 mil visualizações.

TALENTO NATO

"O Chapecó, nome dado porque ele é da Capital da Oeste, aprende rapidamente nos treinos que fazemos. Contudo, eu respeito o limite dele e também garanto que ele tenha tempo para ser um cachorro normal. Por isso, ele ainda precisa de muito treinamento e refinamento, os quais vão ocorrendo ao longo dos meses", ressalta Marcos.

Segundo o adestrador, o cãozinho brinca, corre, dorme na cama e pula no sofá como qualquer cachorro. Porém, em alguns momentos do dia, o Chapecó se dedica aos treinamentos. "Ele tem já a habilidade de reconhecer notas, fazer contas simples e fazer alguns comandos, como o de correr para trás. No dia a dia, ele come uma ração de boa qualidade, a MenPet Natural, e recebe cuidados veterinários, como banho e limpeza dos pelos, no Pet Cãotinho Animal", comenta.

Marcos Vinícius, que trabalha há 24 anos com comportamento de cães, explica que estuda o comportamento do animal e o que o leva a desenvolver aquela conduta. "Eu analiso o motivo do animal ter aquela atitude que queremos evitar. Por exemplo, um bichinho que foge sempre quando se abre o portão, há um motivo que desencadeia aquele comportamento, que é a abertura do portão. Nós precisamos desligar essa cognição do cão de que abrir portão é igual a fugir. Trabalhamos em cima disso", revela ao .


Cãozinho tem conquistado fãs pelas redes sociais e viralizado em vídeos mostrando suas habilidades (Foto: Arquivo Pessoal)

TRABALHO SOCIAL

Marcos leva o Chapecó também para desenvolver um trabalho social em asilos, com crianças e evento beneficentes. "Eu o trago junto com meus outros cães, como a Monalisa, uma Rottweiler muito dócil, que foi adotada após sofrer maus-tratos. Já o Chapecó está iniciando agora, pois como ele é muito novinho, ainda se distrai bastante com a presença de muitas pessoas. A ideia é que o Chapecó, quando estiver preparado, ajude a espalhar a consciência de amor e respeito aos animais e às crianças", aponta o adestrador.

Marcos e o Chapecó já têm algumas ações planejadas para o Dia das Crianças, mas ele destaca que eles estão sempre abertos a convites para participar de eventos beneficentes e de cunho social, ajudando as instituições na arrecadação de recursos e na divulgação da adoção de animais.

"Pretendemos participar de eventos educativos, também devido à alegria que o Chapecó causa nas pessoas e para que elas entendam que é preciso respeitar e amar os animais e as crianças. O cãozinho tem um propósito muito nobre, que é o de espalhar essa consciência. Quem sabe, quando crescermos bastante virtualmente, não viajamos pelo Brasil em eventos beneficentes por aí. Gostaríamos de espalhar a ideia pelo Brasil de que cuidar é importante, adotar um cão é um ato de amor, cuidar e respeitar", expõe Marcos.

ALCANCE PELA INTERNET

O cão Chapecó é sucesso pela internet, onde tem conquistado milhares de fãs que acompanham suas habilidades. O animal está no Instagram @ocaochapeco e aparece também na conta do tutor, @marcosvinicius_adestrador.

Um dos motivos de sua popularidade, além de suas habilidades, é de uma reportagem produzida por uma emissora de televisão, que correu o Brasil. "O Chapecó viralizou pelas redes sociais. Esse menino é muito abençoado, ele veio para minha vida com um propósito muito especial", Marcos finaliza com orgulho do cãozinho.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro