Lê Notícias - Região - Programa Saúde da Mulher Rural reúne 200 participantes em Imaruí
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Sebrae

Programa Saúde da Mulher Rural reúne 200 participantes em Imaruí

Divulgação Evento contou com a participação de aproximadamente 200 mulheres Evento contou com a participação de aproximadamente 200 mulheres

Estimular o cuidado à saúde, qualidade de vida e autoestima do público feminino do campo foi o foco do Programa Saúde da Mulher Rural, promovido de forma gratuita na última semana no município de Imaruí, no Sul catarinense.

A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), e contou com a parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, e da Rede Feminina de Combate ao Câncer do município.

O evento reuniu cerca de 200 mulheres e oportunizou realizar 150 exames Papanicolau, além de verificação de sinais vitais e serviços de beleza como cortes de cabelo. Também ocorreram palestras sobre “Violência contra a mulher” com a cabo Marcia Helena da Rede Catarina, sobre “Saúde da mulher” com Maricélia Palavro e sobre “Comunicação e relacionamento interpessoal” com a psicóloga Laisa Bittencourt.

A programação contou com a presença da supervisora regional do Senar/SC Sueli Silveira Rosa, do presidente do Sindicato Rural de Imaruí Ariosvaldo Alves e do vice-presidente Diego Carvalho. Também participaram do evento e foram parceiros nessa iniciativa o secretário de turismo Kelvin Martins, a secretária de Saúde Maria Madalena Domingos Nunes e o vice-prefeito José Euclides da Rocha, entre outras lideranças.

O presidente da Faesc e do Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, destaca que além de promover ações para fortalecer as atividades do campo, o Sistema busca criar oportunidades de educação e prevenção para que os produtores e trabalhadores rurais tenham saúde e qualidade de vida. “Esse programa foca no cuidado à saúde da mulher, mas também temos um destinado à saúde do homem. Queremos auxiliar no controle de fatores de riscos que impactam diretamente a saúde da população do campo”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, salienta que o objetivo é consolidar ainda mais a atuação do programa em todo o Estado. “Além de Imaruí, neste ano, já realizamos as ações do programa em Alfredo Wagner, Leoberto Leal e Orleans. Vamos seguir com a programação em todo o Estado para estimular o cuidado à saúde e qualidade de vida das mulheres do campo”.

Sueli avalia de forma positiva o evento de Imaruí e destaca o quanto as mulheres ficaram satisfeitas com toda a programação. “O evento ocorreu de forma organizada, com resultados positivos atendendo as expectativas. Foi um excelente momento para elas voltarem suas atenções para a importância do cuidado com a saúde, sobretudo numa perspectiva preventiva”, conclui.

PROGRAMA SAÚDE DA MULHER

A técnica em Formação Profissional do Senar/SC, Gisele Kraieski Knabben, explica que o Programa Saúde da Mulher Rural visa sensibilizar e conscientizá-las sobre a importância da prevenção de doenças com palestras sobre saúde preventiva, com foco no câncer do colo do útero e outras enfermidades. “Além da realização de exames e encaminhamento para tratamento rápido em casos de doenças identificadas, buscamos estimular a melhoria da autoestima e os cuidados com a beleza e a qualidade de vida da mulher do campo.”

No mês de setembro, o programa ocorrerá no dia 08, em Jaborá, e no dia 30 em Santa Rosa de Lima. No dia 09 também será realizado o Programa Saúde do Homem Rural em Jaborá.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Maio
São José - Fevereiro - 2
Unochapecó
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro