Close Menu

Busque por Palavra Chave

OAB/SC lança e-book para orientar eleitor e a campanha #SeuVotoTransforma

Por: LÊ NOTÍCIAS
01/09/2022 12:44 - Atualizado em 01/09/2022 12:45
OAB/SC Ação apartidária, cívica e instrutiva busca a conscientização sobre importância do voto e consolidação do processo democrático Ação apartidária, cívica e instrutiva busca a conscientização sobre importância do voto e consolidação do processo democrático

A OAB/SC lançou nesta quinta-feira (1°/9) um e-book com acesso gratuito trazendo informações para os eleitores para guiar a sua participação nas eleições deste ano, e que pode ser acessado no site oficial e também nas redes sociais da instituição. O que é permitido ou não no dia da votação, como o eleitor pode também fiscalizar o pleito, como e onde fazer denúncias de irregularidades, dicas para contribuir com o enfrentamento da desinformação e das notícias falsas, e orientações sobre seus direitos e deveres, estão no material.

O e-book integra a campanha #SeuVotoTransforma, também lançada pela Seccional para lembrar a importância do exercício do voto e que ocorra de forma consciente, pacífica e responsável, e para consolidar e fortalecer o processo democrático. “Estamos reiterando o indispensável papel da OAB enquanto representante da sociedade civil e defensora dos direitos dos cidadãos. O direito ao voto é fundamental para a plenitude da cidadania, por isso ressaltamos a importância de exercê-lo com consciência e responsabilidade, reafirmando também nosso compromisso com o enfrentamento à desinformação e com o fortalecimento da democracia”, destaca a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.

O lançamento da campanha #SeuVotoTransforma se dá um mês antes do primeiro turno das eleições de 2022, marcado para ser realizado no dia 02 de outubro, data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como sendo o Dia Internacional da Não-Violência. Um dos pilares da ação, desenvolvida de forma apartidária, cívica e instrutiva, é o princípio de que a advocacia está presente no “DNA” da democracia, uma vez que advogados e advogadas são os responsáveis pela defesa da cidadania e do Estado Democrático de Direito.

O e-book foi elaborado sob a coordenação da Coordenadoria-Geral das Comissões de trabalho de OAB/SC, com envolvimento dos mais de 100 grupos temáticos da instituição. “Essa participação torna a iniciativa ainda mais democrática, técnica e inclusiva. São os advogados e advogadas que asseguram a cidadania e, por complemento, a democracia, que buscamos exaltar nessa campanha”, afirma o coordenador-geral das Comissões, Pedro Cascaes.

ENFRENTAMENTO À DESINFORMAÇÃO

A campanha #SeuVotoTransforma contribui, ainda, com a parceria firmada entre a OAB/SC e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no "Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação no âmbito da Justiça Eleitoral”, uma vez que o termo prevê o desenvolvimento de ações para combater a desinformação relacionada às eleições de 2022, com o intuito de garantir a integridade do pleito. Além do e-book, a campanha conta ainda com peças informativas publicadas pela Seccional catarinense em seus canais digitais.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro