Close Menu

Busque por Palavra Chave

Cadê o cinema de Xaxim? Não deixem a cultura morrer!

Por: Axe Schettini
16/08/2017 09:52
Registro feito, no antigo cinema de Xaxim, pelo fotógrafo Fernando Fiorentin, em junho de 2016 Registro feito, no antigo cinema de Xaxim, pelo fotógrafo Fernando Fiorentin, em junho de 2016

Ao conversar com algumas pessoas sobre cultura, lazer e entretenimento em Xaxim, todos tem uma resposta enfática sobre o assunto: não tem! Qual é a dificuldade que a cidade enfrenta hoje, mas que no passado não existia? Por que décadas atrás, quando a tecnologia era algo escasso, as dificuldades eram maiores, Xaxim tinha um belo e histórico cinema, e hoje não?

Para se ter uma ideia, cidade com pessoas dedicadas e audaciosas, como é o caso de Itapiranga, no Extremo-Oeste, vai inaugurar um cinema e se transformar no menor município do Brasil a ter uma sala de cinema ativa. A Rede Peperi, que já possui cinema em São Miguel do Oeste, cidade um pouco maior que Xaxim no número de habitantes, foi incisiva e com dedicação ajuda a mudar os números da Agência Nacional do Cinema (Ancine), onde mostra que quase 60 milhões de brasileiros ainda vivem em municípios com mais de 20 mil habitantes sem nenhuma sala de cinema.

Outro dado que mostra a falta de interesse em investimentos no entretenimento é o edital que a Ancine lançou este ano, com o projeto “Cinema da Cidade”, direcionado para municípios com mais de 20 mil habitantes que não possuem uma sala de cinema. Se não é falta de oportunidade, é o que? Falta de investimentos e apoio? O que Xaxim precisa para ter a mesma audácia do passado e montar uma sala de cinema, fazendo com que todos que vão a Chapecó possam usufruir de um bom filme, acompanhado de uma pipoca amanteigada ao lado dos amigos e da família?

Está na hora de bons e corajosos homens investirem na cultura, porque cultura é vida, cultura é jovens longe das drogas, é pessoas mais inteligentes e garantia de um futuro melhor.

A letra de Fim de Semana no Parque, dos Racionais MC’s, cai bem na situação atual de Xaxim quando fala-se em lazer, esporte, entretenimento e cultura: “Aqui não vejo nenhum clube poliesportivo; Pra molecada frequentar nenhum incentivo; O investimento no lazer é muito escasso; O centro comunitário é um fracasso...”

Falando em cultura, cadê o museu de Xaxim? Com a palavra os empresários e as autoridades políticas que prometem, mas não mexem-se para tal.


Palhoça Você em Dia - Mobile
Alesc - Julho
Radial Julho
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro