Close Menu

Busque por Palavra Chave

Acampamento Farroupilha de Balneário Camboriú aproxima tradição e cultura

Por: LÊ NOTÍCIAS
19/09/2022 10:46 - Atualizado em 19/09/2022 18:08
Prefeitura de Balneário Camboriú Evento abriu no sábado (17) e a expectativa era de receber sete mil pessoas Evento abriu no sábado (17) e a expectativa era de receber sete mil pessoas

Com música tradicionalista, apresentações de dança, declamações de poesias e comida típica, a Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Cultural, abriu oficialmente neste sábado (17) o Acampamento Farroupilha, na Avenida do Estado, em Balneário Camboriú. O evento começou com a Cavalgada da Chama Crioula.

Com o acompanhamento dos agentes de trânsito da BC Trânsito, a Cavalgada da Chama Crioula contou com a participação de 170 cavaleiros. Os participantes desfilaram pelas principais avenidas do município.

Às 20h teve início a Cerimônia de Abertura, com apresentações de grupos tradicionalistas, além da presença de que autoridades de Balneário Camboriú.

De acordo com a presidente da Fundação Cultural, Denize Leite, foi um grande desafio montar essa festa. “Balneário Camboriú é uma cidade que recebe pessoas de dentro e fora do Brasil. E nós temos que aceitar as tradições e a cultura de cada um. Como nossa cultura é muito rica, nos abraçamos a todas” pontua.

A expectativa era receber sete mil pessoas somente no sábado, mas até o final do evento, que acontece no dia 25 de setembro, a expectativa é que 100 mil pessoas passem pelo Acampamento Farroupilha.

A abertura contou com a presença da Associação Gaúcha de Entidades Tradicionalistas de Santa Catarina (Agetesc). O presidente da Agetesc, Juan Daniel Isernhagen, comenta que esse ano a associação trouxe o 1º Terral da Canção Gaúcha de Balneário Camboriú, festival que apresentará musicas típicas da cultura gaúcha.

Para Juan, a cultura e a socialização fazem falta. De acordo com ele, durante o período da pandemia de Covid-19, isso ficou evidente. “O Acampamento Farroupilha, além de ser uma festa tradicionalista, é uma grande evento para reunir a família e os amigos”, completa.

Segundo o prefeito Fabrício Oliveira, a festa Farroupilha é a celebração da cultura gaúcha. Sobre o retorno do evento no município, ele destaca que "essa é a maior festa que Balneário Camboriú celebra. E poder promover esse grande evento, ver todo mundo dançando, cantando, sorrindo, após a pandemia de Covid-19, é emocionante”, ressalta

O festejo é alusivo ao aniversário da Revolução Farroupilha, que começou em 20 de setembro de 1835, no Rio Grande do Sul, e terminou em 1845. Contra o governo imperial do Brasil, a revolução é considerada uma das mais longas rebeliões da história do país. O 20 de setembro, feriado no Rio Grande do Sul, é conhecido como o Dia do Gaúcho.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro