Close Menu

Busque por Palavra Chave

INICIATIVA

Câmara de Xaxim lança campanha de conscientização por uma Cidade Limpa

Por: Vitória Schettini
17/08/2017 21:19 - Atualizado em 18/08/2017 09:08
Outdoors localizados em pontos estratégicos da cidade objetivam conscientizar a população (Foto: Vitória Schettini/LÊ) Outdoors localizados em pontos estratégicos da cidade objetivam conscientizar a população (Foto: Vitória Schettini/LÊ)


Por Vitória Schettini

Posteriormente à audiência pública sobre Segurança que foi realizada em Xaxim, foi sugerido pelo promotor de Justiça da Comarca de Xaxim, Simão Baran Junior, a criação de uma lei que proíba o consumo de bebidas alcóolicas em vias públicas. O objetivo é manter a segurança e a limpeza nos principais pontos do município, sobretudo a avenida Plínio Arlindo De Nês, local onde as pessoas que consomem as bebidas deixam lixo.

O LÊ NOTÍCIAS entrevistou o presidente da Câmara de Vereadores de Xaxim, Agenor Junior Maier, que comentou como funcionará a campanha “Xaxim Cidade Limpa”. De acordo com ele, a ideia iniciou com um pedido da Polícia Militar para que a Câmara, com apoio do MP, criasse uma lei que proibisse o consumo de álcool, já que estava diretamente ligado à questão de dirigir, podendo causar outros delitos. “Foi decidido que era hora de ser tomada alguma providência, porque o lixo acumulado ali estava grande. Os vereadores sentaram e foi decidido que primeiro era melhor fazer algo educativo, algo que chamasse a atenção, antes de criar uma lei que proibisse, pois afetaria os comércios”, contou Maier, salientando que com a lei somente será permitido consumir bebidas alcoólicas em estabelecimentos.

Desse modo, a Casa pensou em não penalizar ninguém no primeiro momento, mas sim orientar os xaxinenses e as outras pessoas que vem de outros municípios, que são cerca de 80% dos frequentadores, exclusivamente para Xaxim consumir a bebida e, consequentemente, deixando o lixo em via pública. “Formamos uma equipe de trabalho em que foram convidados o Ministério Público, a Polícia Militar, CDL, Aciax, Lions Club, escoteiros, etc. Nessa comissão, houve duas reuniões e se pensou em fazer um trabalho amplo, não só na avenida. Por isso o nome “Xaxim Cidade Limpa”, já que ela vai abranger toda a cidade. Também, teremos uma parceria com a Secretaria de Educação para a confecção de material ilustrativo que vai para as escolas”, ressaltou, lembrando que haverá um portal onde os xaxinenses poderão fazer a denúncia e mandar a foto da pessoa jogando lixo em locais impróprios.

Agenor conta que na avenida Plínio Arlindo De Nês, os trabalhos estariam agendados para este final de semana, mas ficam incertos já que a previsão é de chuva. A ideia é de que sejam quatro ou cinco finais de semana seguidos de trabalho, coordenados pelos vereadores com o apoio de um clube de serviço. Neste momento seriam os escoteiros, depois o Lions Club e Rotary. “Começando na Praça Frei Bruno e indo até o final da avenida, nós estaremos orientando os jovens, para que caso eles consumam bebida alcóolica ou qualquer outra bebida, não deixem lixo, depositando-o em um lugar correto. Se não fizerem isso, infelizmente nós teremos que aplicar a lei. Para chamar a atenção, fizemos alguns materiais para a conscientização. Há quatro outdoors na cidade, onde está escrito Mural da Vergonha”.

Nas palavras de Agenor Maier, as pessoas que forem flagradas jogando lixo em locais indevidos ou fazendo suas necessidades em via pública, vai ter a foto estampada, mas com o rosto descaracterizado. Desse modo, a pessoa vai se identificar na imagem e será uma vergonha pública. “O segundo material será as lixeiras. Mesmo que a avenida já esteja cheia de lixeiras, nós colocaremos caçambas de disk entulho com adesivos da campanha em locais estratégicos, a fim de chamar a atenção das pessoas. Assim, a população não vai ter desculpa para não ter onde colocar o lixo”, finalizou o presidente da Casa.

No folder, que está em desenvolvimento, será descrito o que é a campanha, o porquê e como vai funcionar, e posteriormente serão distribuídos pela avenida Plínio Arlindo de Nês e nas escolas.


Outras Notícias
Anúncio Radial 2
Campanha Infraestrutura - Mobile
Campanha Agricultura - Mobile
Campanha Segurança Pública - Mobile
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro