Close Menu

Busque por Palavra Chave

Programa Novos Caminhos proporciona sábado diferente para jovens em Chapecó

MB Comunicação Programação fez parte das comemorações dos nove anos do programa Novos Caminhos Programação fez parte das comemorações dos nove anos do programa Novos Caminhos

Um dia diferente e cheio de emoções. Assim foi o sábado de cerca de 80 crianças e adolescentes do Programa Novos Caminhos, que acompanharam o jogo da Chapecoense, na Arena Condá. Estiveram presentes casas de acolhimento de Chapecó, Xanxerê, Xaxim, Abelardo Luz, Nova Itaberaba, Campo Erê, Coronel Freitas, São Carlos, Ponte Serrada e São Domingos. Além de assistir ao jogo, puderam fazer fotos com o Mascote da Chapecoense e receberam lanche e doces. A programação fez parte das comemorações dos nove anos do programa e levar os jovens ao jogo foi uma maneira de presenteá-los.

O Novos Caminhos tem a finalidade de desenvolver as potencialidades e contribuir para a construção da autonomia dos adolescentes que se encontram ou passaram por medida protetiva de acolhimento, a fim de proporcionar-lhes a perspectiva de uma vida adulta com qualidade e dignidade. O programa iniciou há nove anos, fruto de parceria entre a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e tem o apoio de outras entidades.

De acordo com a assistente social do Fórum e interlocutora regional do Tribunal de Justiça do Programa Novos Caminhos, Iolete de Jesus, a participação das crianças e adolescentes no jogo da Chapecoense foi um espetáculo. “O olhar, a emoção das crianças em abraçar o Mascote foi lindo! No fim do evento, três adolescentes perguntaram quais as chances de terem outros eventos com a Chapecoense, pois imaginavam que deveria ser ‘uma em mil’. Os dois sonham em ser jogador de futebol e a ambos treinam, mas pararam para trabalhar. Perguntaram se podíamos ajudá-los a buscar esse sonho. Com a certeza fizemos o nosso possível e quem ganhou foi a comunidade e os adolescentes com sonhos de uma vida melhor. Foi um dia que ficará na memória das nossas crianças e adolescentes”.

A adolescente J.N. relatou que gostou da atividade. “Nunca tinha assistido um jogo. Achei bem legal a torcida, que é bem animada”, contou. Para A.R.S., a torcida também foi o que mais chamou atenção. “Gostei de ver o jogo, a maneira como jogam. Foi bem legal, saímos da rotina”, disse. R.N.F. também se divertiu. “Gosto muito de futebol, jogo desde os 8 anos e foi bem legal conhecer o estádio e assistir ao jogo”, relatou.

O vice-presidente regional oeste da Fiesc, Waldemar Schmitz, ressaltou que o Novos Caminhos foi um divisor de águas. “As instituições parceiras proporcionam amparo social, afetivo e colocam a educação como um fator importante de mudança, além de proporcionar momentos de lazer e recreação. O programa se apresenta como uma possibilidade concreta desses jovens vencerem na vida. Temos orgulho de participar dessa atividade e contribuir para proporcionar um futuro melhor para essas crianças e adolescentes”.

Para a coordenadora do Novos Passos, de Coronel Freitas, Glaucia Smaniotto, a ação foi muito positiva. “É uma atividade diferente para essas crianças e adolescentes e faz com que eles se sintam inclusos na sociedade. Além disso, eles puderam conhecer um pouco do futebol brasileiro”, frisou. O Novos Passos atende, atualmente, 11 crianças e adolescentes de Coronel Freitas, Nova Itaberaba, São Domingos e Sul Brasil.

O presidente do Conselho Deliberativo da Chapecoense, Gelson Dalla Costa, destacou a importância da iniciativa. “Nós, que há tanto tempo vivemos a Chapecoense, sabemos o poder que o clube tem de inspirar histórias de superação – muito por conta da trajetória de luta e resiliência do clube. Ao proporcionarmos aos jovens do Programa Novos Caminhos a experiência de assistir à uma partida, permitimos que eles vivessem toda a emoção que o futebol é capaz de proporcionar, sempre com uma lição de esperança e da importância de acreditar. Ficamos felizes e honrados pela oportunidade de contribuir com a ação e temos certeza que esse dia ficará marcado na memória de todos que participaram”.

O JOGO

A Chapecoense entrou em campo na manhã de sábado (08), na Arena Condá, para enfrentar o Operário em jogo válido pela 34ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. No duelo contra a equipe paranaense, a Chapecoense abriu o placar com Perotti aos 40 minutos da primeira etapa, mas levou o empate com gol de Ricardinho, que decretou o placar final do confronto.

NOVE ANOS DO PROGRAMA

Transformar a realidade de crianças e adolescentes em situação de acolhimento para que conquistem uma vida digna e autônoma. Esse é o objetivo do Programa Novos Caminhos, criado em 2013 e que, até este ano, atendeu 789 crianças e 4.017 adolescentes. Durante esse período, foram feitas 11.919 matrículas em educação profissional e 911 jovens foram encaminhados ao mercado de trabalho, seja por meio da aprendizagem, do estágio ou do emprego efetivo.

Ao longo dos nove anos do programa, aderiram à iniciativa a Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Associação Catarinense de Medicina (ACM), a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc).


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro