Fomentar e promover o talento empreendedor e inovador, criar um ambiente favorável aos negócios a partir do marco legal, da lei de inovação local e incentivos regionais. Esses são alguns dos objetivos buscados através da assinatura do Pacto pela Inovação, realizado na noite do dia 06 de outubro em Xanxerê.
O pacto se articula mediante a formação de um Petit Comitê composto por representantes da quádrupla hélice: poder público, iniciativa privada, sociedade civil e academia. Os envolvidos assinaram o termo de compromisso pelo projeto-piloto estadual Cidade Inovadora, que integra as soluções disponibilizadas pelo Programa Cidade Empreendedora, executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.
A meta é criar condições para que Xanxerê se transforme em um polo de referência em inovação, atração de investimentos e empreendedorismo. Mais de 40 entidades assinaram o termo de compromisso.
O prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, destacou que a assinatura é um marco para o município. “Essa união de esforços é importante para que tenhamos o desenvolvimento tecnológico de Xanxerê, tão importante para o fomento de emprego e renda, para incentivar o empreendedorismo e ampliar os negócios”.
Xanxerê está entre os quatro municípios do Estado que participam do programa Cidade Inovadora. Segundo o gerente regional do Sebrae/SC no Oeste, Udo Trennepohl, o programa realiza um diagnóstico para entender o estágio de desenvolvimento do ecossistema de inovação desses municípios. “Após o diagnóstico, atuamos na preparação dessas empresas com workshop de compra e venda, implantação da Lei de Inovação e trabalhamos a atração e retenção das empresas, para que se desenvolvam no ecossistema. A assinatura do Pacto é uma ação para que todos se comprometam e assim seja possível implementar a governança inovadora”, ressaltou.
O CEO da BTA Aditivos e membro do Petit Comitê, José Valter Dornelles Mello, que cedeu espaço para a realização do ato, frisou que a empresa, desde sua abertura, trabalha a inovação, buscando longevidade e segurança para o município. “Estamos muito felizes em fazer parte desse Comitê e contribuiremos para que o nome de Xanxerê seja marcado como uma cidade de excelência para se viver”.
Também participaram do ato o vice-prefeito de Xanxerê, Adenilso Biasus, o presidente da Câmara de Vereadores de Xanxerê, Sidinei Mesnerovicz, o coordenador do Pacto pela Inovação, Edson Zatta, o promotor de Justiça da 4ª Promotoria de Justiça de Xanxerê, Marcos Augusto Brandalise, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Elisiane Silveira, o vice-reitor da Unoesc Xanxerê, Genésio Téo, e o presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e membro do Petit Comitê, Realdo Tavares. Estiveram presentes, ainda, diversas lideranças empresariais, políticas e representantes de entidades de Xanxerê.
Edson Zatta, coordenador do Pacto Pela Inovação, pontuou que inovação é investimento em oportunidades e salientou a importância da área para se manter firme no mercado. “Investir em inovação é primordial para se manter atualizado e vivo no mercado. Cada um tem uma necessidade individual, mas com o Pacto e Comitê, teremos uma análise do anseio coletivo. Com essa união será possível promover possibilidades para preparar Xanxerê para os avanços que virão”.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro