Close Menu

Busque por Palavra Chave

Transparência Criciúma

Apae de Xaxim dá início às atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Por: LÊ NOTÍCIAS
22/08/2017 11:18
Nesta terça-feira acontece a Bocha Paralímpica e Gincana na sede da Apae (Foto: Arquivo/LÊ) Nesta terça-feira acontece a Bocha Paralímpica e Gincana na sede da Apae (Foto: Arquivo/LÊ)

Por Vitória Schettini

Com o intuito de conscientizar a sociedade, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Xaxim iniciou na segunda-feira (21) a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, cujo lema deste ano é “Pessoa com Deficiência: Direitos, Necessidades e Realizações”, que segue até o dia 28 de agosto. A semana é marcada por atividades que buscam valorizar e mostrar a potencialidade da pessoa com deficiência intelectual, múltipla e autismo. O LÊ NOTÍCIAS entrevistou a diretora da Escola Especial Marlene Stieven, Gilvane Giachini, que contou sobre a importância da semana.

“Infelizmente, o preconceito ainda é muito presente na nossa sociedade. Com a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, procuramos fazer atividades diferentes, para estar mostrar que a pessoa com deficiência tem muito a contribuir e mostrar que ela tem potencialidade. Historicamente, foi criada uma cultura de que eles são incapazes e precisamos desconstrui-la para que haja menos preconceito”, contou Gilvane.

Segundo a diretora, os eventos da semana começam com a Feira da Diversidade Empreendedora, um projeto em que a Escola Cecília Meireles foi convidada a participar. Nesta terça-feira, acontece a Bocha Paralímpica e Gincana na sede da Apae, com o apoio da Escola Ari Lunardi e, para isso, a rua Avelino Lunardi está fechada. Na quarta-feira (23), haverá a apresentação de um grupo de capoeira com a parceria do grupo da Escola do bairro Santa Terezinha, além de pizza do Lions Club.

“Na quinta-feira será realizada uma tarde com diversão e confraternização na Rafitec, que todo ano é nossa parceira. E na sexta-feira, nós teremos uma banda que vai tocar na Apae, a qual a proposta é que os alunos também interajam e toquem com os músicos. Nos dias 29 e 30, nós teremos uma capacitação para os professores através da Federação das Apaes, na Sociedade Recreativa e Cultural Xaxim (SRCX)”, finalizou


Outras Notícias
Transparência Criciúma 2
Anúncio Radial 2
Palhoça Parques
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro