REBATE
A Procuradoria Jurídica da Câmara de Vereadores entrou em contato com a coluna para rebater as afirmações ditas na edição passada. Responsável pelo Jurídico da Câmara, Melchiones Berté, disse que, ao contrário do que foi afirmado, a campanha “Xaxim Cidade Limpa” tem sim o apoio das escolas, das entidades de classe e aval de todos os vereadores. Ela completou dizendo que a campanha não é uma cópia do projeto de São Paulo e que toda a verba para a produção dos outdoors e panfletos foi doada pelas entidades, não sendo usados recursos do Legislativo.
SEM RUMO
A repercussão da coluna também nos trouxe outro dado que, conforme escrito na coluna passada, fortifica ainda mais a opinião de segunda-feira. Conversando com um publicitário, ele mostrou uma informação importantíssima quando falamos de respeitabilidade publicitária, também reafirmando que campanha não pune, mas sim conscientizar.
RESPEITABILIDADE
Segundo o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, nenhum anúncio deve favorecer ou estimular qualquer espécie de ofensa ou discriminação racial, social, política, religiosa ou de nacionalidade. Outro artigo do Conar diz que “Toda atividade publicitária deve caracterizar-se pelo respeito à dignidade da pessoa humana, à intimidade, ao interesse social, às instituições e símbolos nacionais, às autoridades constituídas e ao núcleo familiar.” Ou seja, o objetivo da campanha em estampar o rosto das pessoas, embora descaracterizado, fere o regulamento. Com a palavra, os vereadores...
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro