Close Menu

Busque por Palavra Chave

Unochapecó recebe evento regional da Sociedade de Arqueologia Brasileira

Entre os dias 07 e 11 de novembro, o campus da Unochapecó recebe a décima segunda edição do Encontro do Núcleo Regional Sul da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB Sul). A edição deste ano será gratuita e vai abordar o tema Arqueologias do Sul: Diálogos científicos em tempos de crise. Junto do evento, serão realizadas as IV Jornadas de Atualização em Arqueologia Guarani.

A programação do encontro prevê palestras com especialistas da área vindos do Brasil, dos vizinhos Uruguai e Argentina e também da França. A organização, que conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), aguarda a passagem de mais de 300 participantes.

De acordo com a coordenadora do Centro de Memória do Oeste (CEOM), professora Mirian Carbonera, que é membro da gestão 2021/22 da (SAB/SUL), é a primeira vez que o Encontro vem para o interior de Santa Catarina. “Essa edição do evento estava programada para ser em Santa Catarina, já que o evento é itinerante, ou seja, a cada dois anos acontece num dos estados do Sul. A última edição foi em Curitiba, no Paraná, e a edição de 2024 será no Rio Grande do Sul”, destaca.

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), Mirian ainda levantou as expectativas para os dias de reunião entre especialistas e estudantes da área da Arqueologia. Para ela, é importante o diálogo entre estudiosos e a comunidade geral para o avanço da ciência, fomento e preservação do patrimônio cultural.

“As expectativas são muito boas. Temos trinta pessoas trabalhando na organização e mais de 150 comunicações já foram submetidas para apresentação. O público-alvo são professores, estudantes e pesquisadores, brasileiros e estrangeiros, das áreas de Arqueologia, Antropologia, Museologia, História, Geografia, Geologia, Ciências Naturais e Ambientais. Gestores culturais de diferentes esferas; empreendedores da iniciativa privada (licenciamento ambiental), entre outros. As comunidades tradicionais e a comunidade em geral, que se constituem como importantes elos para a preservação do patrimônio e da memória local, também são bem-vindas ao evento”, finalizou.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro