Close Menu

Busque por Palavra Chave

Grupo de agricultores de Xaxim se especializa em produção orgânica

Por: LÊ NOTÍCIAS
28/08/2017 10:52 - Atualizado em 28/08/2017 17:11
Agricultor Dílcio Leite está produzindo alfaces orgânicas na linha Pilão de Pedra (Foto: Vitória Schettini/LÊ) Agricultor Dílcio Leite está produzindo alfaces orgânicas na linha Pilão de Pedra (Foto: Vitória Schettini/LÊ)


Por Vitória Schettini

Na semana passada, o Grupo de Produção Orgânica Verde Vida efetuou um curso dirigido aos agricultores familiares, acerca da produção orgânica, planejamento e hortifrúti, na linha Pilão de Pedra, em Xaxim. Os produtos orgânicos têm sido muito procurados por agricultores que desejam produzir de forma limpa, gerando renda, melhorando a qualidade de vida da família e preservando o meio ambiente.

Dessa maneira, o LÊ NOTÍCIAS conversou com a coordenadora regional do grupo, Franciele Dambroski, que destacou o objetivo do curso. “Hoje fizemos a visita na propriedade do Dílcio Leite para verificar o que precisa melhorar, para que ela receba o selo de orgânico. Uma vez por mês nós nos reunimos e fizemos essas visitas. Hoje, os produtos orgânicos são bem visados porque são livres de agrotóxicos, o que é bom para a saúde. Os consumidores têm muita procura por morangos e hortaliças”, contou Franciele.

De acordo com ela, o agricultor vai obter o selo para estar entrando no mercado, pois para ter o produto reconhecido, a propriedade precisa da certificação. “Na propriedade do Dílcio Leite, há o cultivo de olericultura, ou seja, a produção de alfaces, as quais ele está fornecendo para as escolas e aos mercados. O Dílcio produz as mudas e dentro desse grupo, nós temos a proposta. Há pessoas que produzem sementes para serem sementes orgânicas, livres de qualquer agrotóxico, que são fornecidas para os agricultores do grupo para estarem fazendo as mudas e o plantio”, finalizou a coordenadora.

O Grupo Verde Vida faz parte do Núcleo Noroeste, que está integrado à Rede Ecovida de Certificação Orgânica. Além disso, os técnicos da Epagri apoiaram a formação do grupo e contribuem na organização das reuniões, que são realizadas nas propriedades dos membros do grupo.


Outras Notícias
Palhoça Você em Dia - Mobile
Alesc - Julho
Radial Julho
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro