Close Menu

Busque por Palavra Chave

Chapecó recebe 2ª edição do Viva as Diferenças nesta terça-feira

Workshop que tem como objetivo promover a inclusão social, pessoal e profissional é desenvolvido pela Fundação Aury Luiz Bodanese
Por: LÊ NOTÍCIAS
29/08/2017 10:43
Gelson trabalho como ferramenteiro no setor de manutenção do FACH I há nove anos (Foto: MB Comunicação) Gelson trabalho como ferramenteiro no setor de manutenção do FACH I há nove anos (Foto: MB Comunicação)

As limitações físicas de Gelson José Martin, de 33 anos, ocasionadas por uma paralisia parcial do lado esquerdo do corpo, nunca foram um empecilho. Pela primeira vez Gelson e a esposa Jaqueline Pinotto, de 32 anos, que também possui paralisia parcial no corpo, participarão do Desfile Inclusivo no 2º Workshop Viva as Diferenças. O evento, promovido pela Fundação Aury Luiz Bodanese (FALB), está programado para esta terça-feira (29) das 13h às 20h e na quarta-feira (30) das 10h às 12h e das 14h às 21h, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó.

O objetivo é promover a inclusão social, pessoal e profissional de pessoas com deficiência e conscientizar a comunidade sobre a importância disso. “Estamos muito felizes com o convite e ansiosos para o grande dia”, afirma Gelson. Há nove anos trabalhando como ferramenteiro no Frigorífico Aurora Chapecó I (FACH I), tem na empresa uma segunda família. “Adoro meu trabalho. Me sinto bem, sou respeitado e conto com o apoio de todos os meus colegas”, relata dizendo que nunca sofreu nenhum tipo de preconceito no ambiente de trabalho.

Ao lado de Gelson, Jaqueline participa ativamente das ações voluntárias desenvolvidas pela Aurora Alimentos. “Nós temos a mesma capacidade e criatividade de uma pessoa que não possui deficiência e nesses espaços nos sentimos acolhidos por todos. É gratificante ajudar o próximo”, conta Gelson que também é vice-presidente da Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência (FCD) do bairro Efapi, há quatro anos, onde desenvolve ações para arrecadar fundos para a compra de fraldas e cadeiras de rodas aos atendidos pela FCD.

O encarregado de manutenção do turno B do FACH I, Francisco Albuquerque, confirma o bom relacionamento entre a equipe do setor e Gelson. “Temos mais duas pessoas com deficiência que trabalham conosco e a relação é baseada em respeito. Somos todos iguais e esse é o clima que impera entre nós. O Gelson é um excelente funcionário, é proativo e está sempre disposto a colaborar”.

A presidente da FALB, Isabel Machado, salienta que a FALB desenvolve, o programa “Atitude Agora” que visa sensibilizar a sociedade para uma mudança de comportamento com relação às pessoas com deficiência, reduzindo o preconceito e proporcionando o exercício da cidadania. “Somos todos iguais com nossas diferenças. A inclusão é muito mais do que um dever, é responsabilidade de cada pessoa fazer com que seja cumprida em todos os locais. Aprendemos diariamente uns com os outros e é isso que esperamos trazer para o evento”, explica.

PROGRAMAÇÃO

O evento tem cerca de 20 empresas e instituições parceiras, que irão socializar informações e trocar experiências relacionadas a inclusão pessoal, social e profissional das pessoas com deficiência. Um dos destaques é o desfile inclusivo com os empregados da Aurora Alimentos mantenedora da FALB. Além das salas Sorriso e Magia, onde serão realizadas palestras, o Viva as Diferenças traz uma novidade: o "Sentindo na Pele" que proporcionará vivências que demonstram um pouco da realidade de uma pessoa com deficiência.

PALESTRAS

José Luiz Tejon será um dos palestrantes de destaque da segunda edição e abordará o tema “Guerreiros não nascem prontos: a vitória da jornada humana” na terça-feira (29), às 18 horas. Na quarta-feira (30), às 19h30, Eric Chartiot fará a palestra show “Inclusão: realidade ou ilusão”. O ex-goleiro e embaixador da Associação Chapecoense de Futebol (ACF), Jackson Follmann também estará presente no evento.

A visitação ocorrerá das 13h às 20h na terça-feira. Na quarta-feira o horário é das 10h às 12h e das 14h às 21h. A entrada é gratuita e as inscrições devem ser feitas até o dia 24 de agosto no site www.falb.org.br/vivaasdiferencas.

PARCEIROS

São parceiros do evento: Aurora Alimentos, SESCOOP/SC, ADEVOSC, APAE Chapecó, Associação Chapecoense de Futebol, Associação de Surdos de Chapecó, CAPP, Clinica de Comunicação e Centro Auditivo COMUNICA, Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Fraternidade Cristã da Pessoa com Deficiência, IFSC, INSS, Kozzer Produções e Eventos, Lojas Nazari, NEAR, SEASC, SENAC, SENAI, SESC, UCEFF, UNOCHAPECÓ, UNOESC, UNOPAR, Vale do Sol, BRSIS, Hstands e Ministério Público de Santa Catarina.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro