Close Menu

Busque por Palavra Chave

Professoras de Lajeado Grande participam do PNAIC

Por: LÊ NOTÍCIAS
29/08/2017 16:25
Encontros acontecem todas as quintas-feira na Escola Municipal Professora Irmã Blandina Cisz Encontros acontecem todas as quintas-feira na Escola Municipal Professora Irmã Blandina Cisz

Iniciou na semana passada o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que segue até dezembro deste ano de 2017. Neste período a coordenadora do PNAIC de Lajeado Grande, Janaine Barela, a formadora das Professoras do Ensino Fundamental, Thais Debastiani e a formadora da Pré-Escola, Rosane Fátima Corrêa Toffolo, receberão capacitação no Pólo na cidade de São Carlos, duas vezes por mês.

Para a coordenadora Janaine, o PNAIC é muito importante e o resultado é satisfatório. “É meu terceiro ano no PNAIC, e é muito gratificante neste ano de 2017 poder coordenar, receber a formação e posteriormente, ao lado de minhas colegas Rosane e Thais, ter que passar para as professoras alfabetizadoras. Isso é de grande valia também para o nosso currículo”, salientou Janaine.

Ainda conforme a coordenadora, de apenas 23 anos, graduada em Licenciatura de Pedagogia e Pós Graduada em Educação Infantil e Ensino Fundamental, disse que estar à frente do PNAIC, é um desafio a mais. “É meu primeiro ano coordenando. Para minhas colegas e eu estar à frente deste Programa é um grande desafio, e como é o nosso primeiro ano na liderança, esperamos dar o máximo que pudermos”, finalizou Janaine.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) foi instituído pelo Governo Federal, por intermédio do Ministério da Educação (MEC), e tem como finalidade garantir a alfabetização plena de crianças com até 8 anos de idade em todo o território brasileiro. Tem como principal objetivo, capacitar, numa perspectiva de educação continuada, orientadores de estudo e professores alfabetizadores do primeiro ciclo da alfabetização; refletir sobre o trabalho pedagógico efetivado nas ações cotidianas dos docentes, visando a estruturá-lo e aprimorá-lo; consolidar o reconhecimento da importância da formação continuada dos educadores para uma prática pedagógica de qualidade; refletir sobre o currículo dos primeiros anos do ensino fundamental, levando em consideração direitos de aprendizagem e desenvolvimento nas áreas de leitura, da escrita e da Matemática; promover instrumentos eficazes de avaliação, tendo em vista a inclusão de todas as crianças brasileiras na escola com qualidade; contribuir para a formação de sujeitos inseridos no mundo de maneira ativa e participativa.

Participam quatro professoras do Ensino Fundamental, professoras do 1º ao 3º ano, três professoras da Educação Infantil, além da secretária da Educação De Lajeado Grande, Marivane Xavier e a coordenadora Eleandra Martelli Bianchi.

Os encontros ocorrem toda quinta-feira, às 17h, na Escola Municipal Professora Irmã Blandina Cisz, de Lajeado Grande.


Outras Notícias
Covidômetro - Florianópolis
IPTU São José - 2021
Governo do Estado - Juntos somos mais fortes
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro