Close Menu

Busque por Palavra Chave

Jardim Botânico de São José oferece grande contato com a natureza

Por: LÊ NOTÍCIAS
12/01/2023 14:38 - Atualizado em 12/01/2023 14:42
Prefeitura de São José Localizado em Potecas, espaço preserva espécies nativas e está aberto à visitação pública Localizado em Potecas, espaço preserva espécies nativas e está aberto à visitação pública

No recesso escolar, uma boa opção de passeio para as famílias é o Jardim Botânico de São José Max Hablitzel, localizado em Potecas. O espaço está de portas abertas à população. Uma oportunidade ímpar para percorrer uma área 2.321,40 m² que oferece trilha ecológica, herbário, estufa de plantas, anfiteatro ao ar livre e jardim sensorial.

Um dos primeiros jardins do estado agora está com o diferencial de abrir as portas aos sábados, fora do horário comercial. Os visitantes agendados são recepcionados na frente do Jardim. Antes do passeio, eles participam de mediação no auditório, quando a equipe administrativa e biólogos apresentam algumas informações sobre o lugar.

Na conversa, o visitante aprende o que é o Jardim Botânico e a importância de ter um lugar com um remanescente da Mata Atlântica, que deve ser preservado. O auditório disponibiliza materiais audiovisuais e folders para maior entendimento da população. O Jardim é de cunho científico, um centro de pesquisa, mas também tem foco visitação.

Depois da conversa inicial de 30 minutos, começa o passeio. As espécies encontradas no Jardim Botânico são as nativas preservadas da Mata Atlântica, e servem de estudo. Entre elas, o Pau Brasil, algodão, café, erva-mate e etc. Todos os momentos econômicas ligados à questão agrícola, estão representados na Trilha.

Os visitantes passam pelo cactário, fundado depois da criação do Jardim Botânico. Lá, há cactos de quatro continentes e exemplares de 37 países. Todos catalogados, com nome científico e popular. Do cactário, os visitantes seguem pela trilha dando a volta ao jardim e terminam no Jardim Sensorial.

Seguindo a trilha, o visitante chega ao anfiteatro, que tem uma visão ampla do parque. Nesse local, é feita uma parada com o público para a realização de mais uma mediação ambiental e algumas atividades lúdicas e teatrais, quando os visitantes são crianças que vem com as escolas.

Após o término da visita, todos podem utilizar do espaço de recreação que fica atrás do prédio principal. Além de elevador e banheiros adaptados a portadores de necessidades especiais, o Jardim conta com uma atração adaptada aos deficientes visuais, o Jardim Sensorial. Por meio do braile, as pessoas podem tocar em placas para saberem em qual espécie estão conhecendo.

Na visita, eles conhecem ainda o Herbário, ambiente grande e climatizado, reservado para as plantas secas que são catalogadas e colocadas em papel seda. O visitante poderá abrir e ver as plantas organizadas.

PROJETOS FUTUROS

A Fundação do Meio Ambiente pretende cultivar árvores frutíferas no terreno logo acima da estufa (mudas são cultivadas e colocadas nesse local), não necessariamente de árvores nativas.

SERVIÇO

  • Público local: de segunda a sexta das 8h às 18h.
  • Grupos de estudo ou escolas: De terça a quinta, turno matutino e vespertino a combinar com o biólogo responsável.

AGENDAMENTO

Por meio do e-mail: jardimbotanico@pmsj.sc.gov.br.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro