Close Menu

Busque por Palavra Chave

Criciúma sedia campeonato internacional de xadrez

Prefeitura de Criciúma Em sete dias de evento, Criciúma recebe atletas estrangeiros e de diferentes regiões do Brasil Em sete dias de evento, Criciúma recebe atletas estrangeiros e de diferentes regiões do Brasil

Durante sete dias Criciúma se transformará na cidade do xadrez com a realização do Criciúma Chess Open 2023, um evento organizado pela Fundação Municipal de Esportes de Criciúma (FME) e Associação Sul Catarinense de Xadrez (ACX-Criciúma), com o apoio da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) e Delupo Apart Hotel. O evento segue até o dia 19 de janeiro.

A competição reune 71 participantes nas dependências da Acic e contará com a representação de seis países: Argentina, Brasil, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. “Do Brasil virão atletas de Roraima, Ceará, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, sendo 25 participantes de Criciúma”, destaca o presidente da FME, Neto Uggioni.

“É de extrema importância estarmos realizando um evento de tamanha magnitude no nosso município. Atualmente a nossa gestão tem investido no esporte possibilitando assim um reconhecimento e o interesse por parte das confederações de realizarem esses eventos em nossa cidade”, completa Uggioni.

O evento será válido para movimentação de rating internacional e contará com a chancela da Federação Internacional de Xadrez (FIDE) e da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX). “Além do torneio ter a chancela internacional, ele faz parte do ciclo de Abertos do Brasil com os sete atletas brasileiros melhor colocados se classificando para a final do Campeonato Brasileiro de 2023”, explica o coordenador de Xadrez da FME, Claudionor Alcides Lima Pirola.

De acordo com o coordenador, o primeiro objetivo do campeonato é possibilitar que os atletas de Criciúma participem de uma competição internacional. “Eles ganham experiência e enfrentam atletas de outros estados e países”, destaca.

Serão sete dias de evento, no qual Criciúma receberá atletas estrangeiros e de diferentes regiões do Brasil, que ficarão hospedados no município e conhecerão seu potencial turístico. “Como referência, temos o Floripa Chess Open que está em sua IX edição em 2023 e que receberá mais de 500 participantes, contribuindo positivamente para a economia e turismo local. Esperamos que o evento se solidifique e que em 2024 tenhamos sua II Edição com ainda mais participantes e representatividade internacional”, finaliza o coordenador.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro