Lê Notícias - Região - Criciúma sedia campeonato internacional de xadrez
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Sebrae

Criciúma sedia campeonato internacional de xadrez

Prefeitura de Criciúma Em sete dias de evento, Criciúma recebe atletas estrangeiros e de diferentes regiões do Brasil Em sete dias de evento, Criciúma recebe atletas estrangeiros e de diferentes regiões do Brasil

Durante sete dias Criciúma se transformará na cidade do xadrez com a realização do Criciúma Chess Open 2023, um evento organizado pela Fundação Municipal de Esportes de Criciúma (FME) e Associação Sul Catarinense de Xadrez (ACX-Criciúma), com o apoio da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) e Delupo Apart Hotel. O evento segue até o dia 19 de janeiro.

A competição reune 71 participantes nas dependências da Acic e contará com a representação de seis países: Argentina, Brasil, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. “Do Brasil virão atletas de Roraima, Ceará, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, sendo 25 participantes de Criciúma”, destaca o presidente da FME, Neto Uggioni.

“É de extrema importância estarmos realizando um evento de tamanha magnitude no nosso município. Atualmente a nossa gestão tem investido no esporte possibilitando assim um reconhecimento e o interesse por parte das confederações de realizarem esses eventos em nossa cidade”, completa Uggioni.

O evento será válido para movimentação de rating internacional e contará com a chancela da Federação Internacional de Xadrez (FIDE) e da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX). “Além do torneio ter a chancela internacional, ele faz parte do ciclo de Abertos do Brasil com os sete atletas brasileiros melhor colocados se classificando para a final do Campeonato Brasileiro de 2023”, explica o coordenador de Xadrez da FME, Claudionor Alcides Lima Pirola.

De acordo com o coordenador, o primeiro objetivo do campeonato é possibilitar que os atletas de Criciúma participem de uma competição internacional. “Eles ganham experiência e enfrentam atletas de outros estados e países”, destaca.

Serão sete dias de evento, no qual Criciúma receberá atletas estrangeiros e de diferentes regiões do Brasil, que ficarão hospedados no município e conhecerão seu potencial turístico. “Como referência, temos o Floripa Chess Open que está em sua IX edição em 2023 e que receberá mais de 500 participantes, contribuindo positivamente para a economia e turismo local. Esperamos que o evento se solidifique e que em 2024 tenhamos sua II Edição com ainda mais participantes e representatividade internacional”, finaliza o coordenador.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Unochapecó
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro