Lê Notícias - Polícia - Dois homens são presos e adolescente é apreendida...
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Dois homens são presos e adolescente é apreendida por tráfico em Chapecó

Por: LÊ NOTÍCIAS
20/01/2023 09:15 - Atualizado em 20/01/2023 09:48
Polícia Civil de Chapecó Mesmo após a Operação Metástase, a venda de cocaína continuou no bairro São Pedro Mesmo após a Operação Metástase, a venda de cocaína continuou no bairro São Pedro

A Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), por meio da Divisão de Investigações Criminais (DIC/Fron), com apoio da Guarda Municipal de Chapecó, após diligências de monitoramento, realizou a prisão de dois homens e apreendeu uma adolescente na tarde desta quinta-feira (19).

O bairro São Pedro foi alvo da Operação Metástase em dezembro de 2022. Na operação, 20 pessoas foram presas e duas adolescentes apreendidas. Após a operação, se verificou que o tráfico teria sido retomado no local.

Após monitoramento, foi possível realizar a prisão de dois homens que auxiliavam na traficância da localidade. Com os investigados, foram aprendidas várias embalagens de cocaína e maconha prontas para venda, além de dinheiro e material para embalagem.

Após os procedimentos na Central de Plantão de Polícia (CPP), os presos foram encaminhados ao Presídio Regional de Chapecó, onde aguardarão à disposição da Justiça.

A OPERAÇÃO METÁSTASE

A Polícia Civil, a Polícia Militar e a Guarda Municipal deflagraram na manhã do dia 02 de dezembro a operação, com o objetivo de combater o tráfico de drogas em Chapecó, mais precisamente na região do bairro São Pedro. A operação foi coordenada pela Divisão de Repressão a Entorpecentes da DIC/Fron.

A operação policial recebeu esse porque são células malignas que, a partir de um ponto primário, criam vias de disseminação, se espalhando pelo organismo. A organização criminosa alvo da operação policial tinha como uma das mentoras da atividade de traficância de cocaína no bairro São Pedro, sendo a matriarca da família.

Após a identificação da mulher de 58 anos, os policiais apuraram que vários descendentes teriam sido recrutados para participarem da atividade ilícita. Também se identificou a participação de filhos, genros e até netos da matriarca envolvidos no tráfico de drogas, entre outras pessoas que não tinham grau de parentesco.

A investigação que durou seis meses foi capitaneada pela DIC/Fron de Chapecó, com apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal na busca de informações. Agentes policias da DIC monitoraram a organização criminosa por diversos dias, se tratando de um “drive thru” da cocaína, que funcionava mais precisamente na rua São Tomás de Aquino.

A traficância era realizada à luz do dia, onde usuários procuravam a droga e eram atendidos pelos operadores da organização, que contava com a rede de apoio dos olheiros. Esse ficavam em pontos estratégicos e tinham como função anunciar a aproximação de qualquer viatura policial.

A organização ainda era beneficiada por proprietários das residências próximas, para onde os criminosos fugiam e escondiam as drogas quando eram alertados pelos olheiros, dinâmica que dificultava a atividade policial na região. Durante o período de investigação, foi produzido vasto material probatório contra organização criminosa, o qual serviu de base para representação de medidas cautelares pelo delegado responsável pelo caso.

Após a célere análise do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), por meio da 2ª Vara Criminal da Comarca de Chapecó, as medidas foram deferidas.


Outras Notícias
Governo de SC
Prefeitura de Chapecó
Semasa Itajaí
PALHOÇA
Unochapecó
Prefeitura Floripa Junho
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro