Close Menu

Busque por Palavra Chave

Fragmentos do tempo

Ceom realiza escavação de estrutura funerária arqueológica

Por: LÊ NOTÍCIAS
31/08/2017 20:19 - Atualizado em 31/08/2017 20:20
Estrutura funerária encontrada é dos grupos ceramistas, que viveram há aproximadamente 500 anos (Foto: Unochapecó) Estrutura funerária encontrada é dos grupos ceramistas, que viveram há aproximadamente 500 anos (Foto: Unochapecó)

Conhecer o passado por meio da arqueologia é muitas vezes comparável a um jogo de quebra-cabeça. Isso porque a história do passado mais antigo se faz por meio de fragmentos que se preservaram da ação do tempo. Nos últimos anos, a equipe do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom) tem coordenado projetos de pesquisa internacionais, que visam entender melhor o passado da região, antes da chegada dos europeus. Entre os mais recentes estudos, está a escavação de um estrutura funerária arqueológica, localizada às margens do rio Uruguai, em Alpestre (RS).

A ação, realizada em julho, faz parte do projeto internacional 'Povoamentos Pré-históricos do Alto Rio Uruguai (Poparu)', desenvolvido em parceria com o Museu de História Natural de Paris e outras instituições. Em junho, as cheias do Rio Uruguai ocasionaram a erosão do solo, o que possibilitou encontrar, nas barrancas, uma estrutura funerária de grupos ceramistas, que viveram há aproximadamente 500 anos.

Segundo a coordenadora do Ceom, Mirian Carbonera, a estrutura funerária é um vestígio arqueológico muito importante, pois pode revelar uma série de informações sobre a cultura do grupo que realizou esse sepultamento. “É muito raro os arqueólogos encontrarem esse tipo de registro. No Ceom, é a segunda vez, e com isso temos melhores oportunidades de recuperar vestígios e poder contar a história desses grupos de forma mais detalhada”. Agora, as atividades seguem em laboratório para escavar o conteúdo encontrado na urna, assim como identificar e analisar o material e sua posterior divulgação científica e cultural.


Outras Notícias
Covidômetro - Florianópolis
IPTU São José - 2021
Governo do Estado - Juntos somos mais fortes
Prefeitura de Palhoça - IPTU
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro