Close Menu

Busque por Palavra Chave

Executivo sanciona mais oito leis aprovadas pela Alesc

Rodolfo Espínola/Agência AL Todas as novas leis sancionadas são de origem parlamentar Todas as novas leis sancionadas são de origem parlamentar

Oito novas leis aprovadas pela Assembleia Legislativa entraram em vigor em Santa Catarina. O governador Jorginho Mello sancionou, nesses últimos dias, normas em áreas como educação, transparência na administração pública, pessoas com deficiência, e proteção à mulher. Todas são de origem parlamentar.

O fortalecimento da agricultura catarinense é tema de uma das normas sancionadas. A Lei 18.624/2023 cria o Programa Estadual Jovem Empreendedor Rural. A proposta partiu do deputado Valdir Cobalchini (MDB), a partir da preocupação com a queda no número de jovens que residem nas áreas rurais. O novo programa deverá criar condições e oportunidades para que o jovem permaneça no campo.

Outra nova lei de origem parlamentar é a Lei 18.625/2023, de autoria do deputado Sargento Lima (PL), que institui o Circuito Catarinense de Motociclismo. O objetivo principal é atrair o turismo dos adeptos de motociclismo para o estado. Para isso, será incentivada a criação de projetos para conquistar mais adeptos do motociclismo para Santa Catarina. O circuito será formado por cidades de treze regiões turísticas do estado.

EDUCAÇÃO

Na área da educação, entrou em vigor a Lei 18.621/2023, que cria o Título Padre Anchieta, que será concedido aos professores e alunos dos estabelecimentos públicos estaduais catarinenses de ensino fundamental e médio que, por seu desempenho durante o ano letivo e aos que, por feito extraordinário, contribuírem para a educação, a ciência ou de alguma outra forma tornarem-se merecedores de reconhecimento.

A iniciativa partiu da deputada Ana Campagnolo (PL) com o objetivo de, segundo a parlamentar, estimular maior dedicação dos professores e incentivar os alunos aos estudos.

Também foi sancionada a Lei 18.628/2023, de autoria da deputada Marlene Fengler (PSD), que isenta refugiados e apátridas em situação de vulnerabilidade do pagamento de taxas de revalidação de diplomas de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

As pessoas com deficiência em Santa Catarina conquistaram mais direitos a partir de duas novas lei. Um delas, a Lei 18.627/2023 dá direito às parturientes com deficiência auditiva do acompanhamento de tradutor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, nos hospitais, maternidades e estabelecimentos similares das redes pública e privada de saúde. A iniciativa é da deputada Marlene Fengler.

Também está valendo a Lei 18.620/2023, que possibilita a apresentação da Carteira de Identificação emitida pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) como comprovação de deficiência para ter acesso à gratuidade nos meios de transporte fluvial, lacustre ou marítimo. A medida foi proposta pelo deputado Valdir Cobalchini.

PROTEÇÃO ÀS MULHERES E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

A Lei 18.628/2023, criada a partir de iniciativa da deputada Ada de Luca (MDB), promove ações de valorização de mulheres e meninas e de prevenção e combate à violência contra as mulheres. Fazem parte das diretrizes da lei ações como a capacitação de equipes pedagógicas e trabalhadores da educação, promoção de campanhas educativas para coibir práticas de violência, e a realização de debates e reflexões sobre o tema.

Por último, entrou em vigor a Lei 18.623/2023, proposta pelo deputado Marcius Machado (PL), que torna obrigatória a inclusão de cláusula nos contratos, convênios ou outros atos a serem firmados entre o Estado de Santa Catarina e os Municípios, prevendo a inclusão de informações, em artes de mídia digital e/ou impressa de divulgação de obras ou programas municipais, da existência de financiamento ou cofinanciamento estadual.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro