Close Menu

Busque por Palavra Chave

Todo xaxinense tem a obrigação de ler esse texto

Por: Axe Schettini
01/09/2017 11:25
Asfaltamento da estrada que liga Xaxim a Chapecó pode transformar o local no maior corredor de investimentos da região (Foto: Google Maps) Asfaltamento da estrada que liga Xaxim a Chapecó pode transformar o local no maior corredor de investimentos da região (Foto: Google Maps)


Nos últimos dias ouve-se falar na região, principalmente em Xaxim, a possibilidade de o município buscar a luz que lhe é de direito. Ofuscada por Xanxerê, que agora beira os 50 mil habitantes, a cidade colada em Chapecó deve, sim, com postura e visão futura, grudar no crescimento chapecoense para dar maiores respostas aos munícipes.

A probabilidade de sair da Amai e ir à Amosc, pode ser escrito como, talvez, o primeiro grande passo municipal. Em 2015, Arvoredo foi audacioso e se anexou à Amosc, deixando a Amauc, mesmo com suas grandezas, de lado. Paial, município próximo a Chapecó, também está tomando o mesmo rumo para, após a aprovação na Câmara de Vereadores, embarcar no crescimento chamado Chapecó.

Não há palavras que defendam a manutenção de Xaxim na região de Xanxerê. Qual foi o favorecimento que a Capital do Milho deu à Pequena Queda D’Água em todos estes anos de ‘irmandade’? A separação, quando a relação está estagnada ou lotada de atritos, é uma boa causa. Imagina-se um homem e uma mulher e que, durante 60 anos de casamento, quem só cresce e realiza sonhos é um dos lados... Faz sentido? Não, é necessário mudar.

Vamos fazer uma análise brasileira, comparando Xaxim com Xanxerê, para tirarmos um diagnóstico convincente. É como imaginar São José não colar em Florianópolis, mas sim ficar somente ao lado de Palhoça. Ou então fazer com que São José dos Pinhais cresça com Tijucas do Sul, e não com Curitiba. Talvez pensar que Guarulhos torne-se uma potência com apoio de Itaquaquecetuba, e não com São Paulo.

Está na hora de tomar coragem, pensar alto, trazer investimentos que o município precisa e que só Chapecó pode conceder, porque Xanxerê jamais fará isso. O maior exemplo atual é a Cooperalfa que deve inaugurar nos próximos meses a mais emblemática obra municipal. Lembrando que a Alfa nasceu em uma parceria de cooperativas de Xaxim com Chapecó. É a retribuição...

De alguns pontos de Xaxim já se avista o Radar Meteorológico inaugurado recentemente em Chapecó, no bairro Desbravador. Quer argumento maior para justificar que Chapecó está crescendo e isso vai contagiar Xaxim?

A estadualização da estrada entre a Vila Tigre e Chapecó pode transformar o local no maior corredor de investimentos da região. Há dúvidas? Xaxim não tem deputados, não tem representantes regionais e o resultado é o zero absoluto. Na época da escolha do terreno para instalar o Radar, áreas em Xaxim foram cogitadas. A Capital do Oeste foi escolhida, por que tinha a melhor posição ou devido a maior força política?

Xaxim deve buscar, com Chapecó, a luz necessária para o desenvolvimento. Cadê as câmeras de videomonitoramento? Complexo de Segurança Pública? Curso de Medicina? Teatro? Museu? Centro Tecnológico? Efetivo policial? Estadualização da estrada até Chapecó? Samu? Unidade de Pronto Atendimento (UPA)?

Os investimentos que o município precisa deve-se buscar aonde? Em Xanxerê?


Covidômetro - Florianópolis
IPTU São José - 2021
Governo do Estado - Juntos somos mais fortes
Prefeitura de Palhoça - IPTU
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro