Close Menu

Busque por Palavra Chave

Unochapecó participa do evento 'Viva as Diferenças'

Por: LÊ NOTÍCIAS
04/09/2017 17:53 - Atualizado em 04/09/2017 17:56
A ação reuniu diversos cursos da Universidade (Foto: Unochapecó) A ação reuniu diversos cursos da Universidade (Foto: Unochapecó)

A empatia é o ato de se ver no outro, de se colocar em sua situação e entender também suas dificuldades. Por meio do evento 'Viva as Diferenças', organizado pela Fundação Aury Bodanese, a Unochapecó promoveu, na última semana, diversas ações de inclusão. A ação aconteceu no Centro de Eventos e reuniu os cursos de Educação Física, Medicina, Enfermagem, Nutrição, Farmácia, Odontologia e Fisioterapia.

Segundo a professora Michele Minozzo dos Anjos, que coordenou a participação da Unochapecó no evento, a Instituição é parceira da Fundação Aury Bodanese através do Programa Sorriso para a Vida, que desenvolve atividades com crianças e adolescentes. No primeiro dia do encontro, a professora Lilian Rodrigues, representante do programa, ministrou a palestra 'A inclusão também inclui você'.

Conforme a coordenadora, o evento oportunizou aos acadêmicos e bolsistas dos cursos que fazem parte do Programa Sorriso, a oportunidade de vivenciar diferentes realidades e entender de que forma é possível incluir pessoas com deficiência em todos os ambientes. "Ser diferente é normal, pois cada ser humano possui suas particularidades, sejam estas físicas, psicológicas ou sociais. Por mais que essas diferenças existam, cada qual pode e vai descobrir um jeito de conviver e superá-las, independente da dificuldade que o dia a dia os impõe", comenta.

Aprendizado para todas as áreas

A Unochapecó também contou com um estande no evento, espaço em que promoveu diversas atividades, além de orientações sobre postura e bom posicionamento na cadeira de rodas, alimentação saudável e saúde bucal. De acordo com a professora, o encontro foi uma oportunidade de aprendizado para todas as áreas envolvidas. "Este ano tivemos o auxílio do setor de Recursos Humanos e de Acessibilidade da Unochapecó, que participaram por meio do cadastro de currículos e da divulgação de ações que promovem a acessibilidade", finaliza.

A coordenadora da Comissão de Acompanhamento de Pessoas com Deficiência (PCD), Katiucia Kessler Mortari, explica que, durante o evento, além do cadastramento de currículos, também foram apresentados os espaços da Universidade, como o Núcleo de Apoio Psicopedagógico Institucional (Napi) e o setor de Acessibilidade.

Para a técnica em Educação Especial, Juliane Brancher, que integra a equipe de Acessibilidade, o 'Viva as Diferenças' também foi importante para que os futuros estudantes da Universidade conhecessem os cursos que a Instituição oferta. Atualmente, mais de 80 pessoas que possuem algum tipo de deficiência estudam na Universidade.


Outras Notícias
Fecam
OktoberFest
CORAÇÃO DE SC
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro