Close Menu

Busque por Palavra Chave

Palhoça decreta situação de emergência em razão da dengue

Prefeitura de Palhoça Diversas ações serão tomadas visando a eliminação do mosquito que é considerado o principal vetor de transmissão da dengue Diversas ações serão tomadas visando a eliminação do mosquito que é considerado o principal vetor de transmissão da dengue

Nesta sexta-feira (10), a Prefeitura de Palhoça decretou situação de emergência em saúde pública em todo o território do município em razão da infestação do mosquito Aedes aegypti, considerado o principal vetor de transmissão da dengue.

De acordo com o Decreto nº 3.183, em virtude do aumento das internações por complicação da doença nos hospitais da região por pessoas residentes no município e do grande número de notificação e casos confirmados de dengue, serão regulamentados diversos procedimentos de intervenção sanitária.

Entre as principais ações adotadas visando o enfrentamento da situação estão:
  1. a contratação por tempo determinado do pessoal necessário, mediante processo seletivo público simplificado;
  2. a dispensa de licitação para a aquisição de bens e serviços destinados à repreensão da situação emergencial, desde que possam ser concluídos no prazo máximo de 180 dias consecutivos e ininterruptos;
  3. a realização de campanhas educativas e de orientação à população;
  4. a realização de visitas ampla e antecipadamente comunicadas a todos os imóveis públicos e particulares, ainda que com posso precária, para eliminação do mosquito e seus criadouros;
  5. a realização de limpeza de terrenos baldios sem muros ou cercas quando caracterizada situação de abandono;
  6. o recolhimento de móveis, veículos, sucatas ou qualquer material depositada em vias ou logradouros públicos, no caso de situação de abandono;
  7. o ingresso forçado em imóveis públicos ou particulares, residenciais, comerciais ou industriais, no caso de situação de abandono.

Com as novas regulamentações, a administração municipal reforça as ações de enfrentamento da dengue e ressalta que também é papel da população contribuir neste processo. A eliminação de pontos de água parada como vasos, pneus ou baldes é de vital importância para evitar a reprodução do mosquito.

REUNIÃO SOBRE A DENGUE

Tendo em vista a situação grave da dengue em toda a região da Grande Florianópolis, foi realizada uma reunião em Palhoça que contou com a presença do prefeito em exercício Amaro Jr, de representantes da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), de representantes do município de São José, do deputado estadual Camilo Martins e da secretária estadual da Saúde, Carmen Zanotto.

Durante o encontro, foi abordada a importância da tomada de decisões rápidas para enfrentar a situação, que em algumas regiões do estado de Santa Catarina já assumiu o patamar de epidemia.

De acordo com o prefeito em exercício Amaro Jr “a reunião teve um caráter estratégico porque foi um espaço importante para o compartilhamento de ideias e experiências. O enfrentamento da dengue não é algo que se limite ao município de Palhoça, toda a região está atravessando o mesmo problema. Tenho certeza que com ações em conjunto e com a contribuição ativa da população vamos vencer mais esse desafio”.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro