Close Menu

Busque por Palavra Chave

Entendimentos possíveis

Por: Marcos Schettini
21/10/2016 10:06
(Foto: Divulgação/LÊ) (Foto: Divulgação/LÊ)

Nos municípios onde o prefeito vencedor tem histórico de aproximação com antigos parceiros que se elegeram na Câmara, a tendência é afinar as intenções. Não é difícil atrair os partidos identificados para um entendimento porque a regra não é ficar contra. Embora os candidatos a prefeito que foram derrotados, insistam em fazer oposição aos vencedores, cada um tem se mexido e vão se ajeitando para, novamente, vencer a resistência e construir um diálogo. Ainda é cedo e a dor da derrota vive. Mas aos poucos a razão vai vencendo a patetice e os acertos são edificados. Faz parte, agora, da reação evidente. Como tudo, aos poucos tudo vai passando e as conversas inteligentes vão vencendo. Como sempre.


Campeão

Em Ponte Serrada a vitória de Tibe Wrubel ainda repercute positivamente seu favor. Antes vice de Antoninho Rossi, o empresário venceu de todos juntos contra sua candidatura. Como passar com um navio pelas rochas ileso.

Derrotado

Tibe venceu de Antoninho Rossi não somente por que é a renovação em favor de Ponte Serrada, mas o ex-prefeito é insistente e, sempre ele, disputa as eleições no município. A sociedade já perdeu as contas das inconsequentes vezes.

História

Duda Coppini derrotou Antoninho que, em 2012, acabara de sair de uma disputa. Por força da Justiça, na nova eleição, colocou seu nome mais uma vez. É a imprudência falando mais forte que a razão. Rossi gosta de ser derrotado.

Todos

Antoninho Rossi, Duda Coppini, Nanico e Sandro Fávero, não foi suficiente, todos ex-prefeitos unidos para derrubar o projeto de Tibe Wrubel. É a sociedade não engolindo mais as coisas de cima para baixo. Erro que, agora, vira escola em SC.

Também

Evandro Bocalon, prefeito de Passos Maia, acertou ao não disputar a reeleição. Colocando o vice Leomar Listoni, que venceu por sete votos, saiu do processo de cabeça erguida. Mostrou que é desapegado do poder. Derrotou novamente os Tozzo.

Então

Osmar Tozzo errou ao indicar um parente direto para disputar o processo. A renovação que Bocalon percebeu em Listoni, foi um golpe duro na vitória de sete votos de diferença. O PMDB fica, então, mais quatro anos fora do Executivo, mandando no Legislativo.

Apertada

Na Amai as eleições, guardadas exceções, foram em sua maioria apertada. Em Ouro Verde a diferença Amélio Júnior para Valduir de Melo, o Pinto, de 20 votos, mostra que ambos são lideranças jovens que tem um futuro. Ambos na faixa de 30 anos.

Forte

Eliéze Comachio venceu a eleição em São Domingos igualmente no aperto. A diferença de 18 votos mostra que o erro do PMDB de Picoli em não abraçar a eleição de Márcio Grosbelli, do PP, deu uma vitória grandiosa para Kiko Oliveira, do PT. Novamente.

Quase

Quatro votos foi o susto que o PT, na última urna, levou em Lajeado Grande. Até o último minuto, Ronei Dal Magro liderava a disputa e já comemorava. Noeli Dal Magro assumiu no último respiro e venceu um pleito preparado há quatro anos.

Arrependido

O PP de Xaxim ainda tem buscado entender o erro ao não se aliar ao PSD e garantir o processo eleitoral que, demonstrado, dava a vitória certa da coligação. O PSD levou sozinho o pleito e os progressistas, novamente, ficam fora assistindo.

Aproximação

O prefeito eleito Lírio Dagort já tem desenhado um procedimento de aproximação com os parceiros antigos. Precisa dos votos na Câmara e, como tem afinidade histórica, a tendência é juntar. Os entendimentos estão em andamento.

Serviçal

Os prefeitos sim, e muito mesmo, devem estar completamente à disposição de seus cidadãos. A dificuldade de ampliar a votação em números recordes furou. Governar para todos sem distinção e pelo respeito.


FALEI

“Nosso povo deu continuidade às ações que estamos construindo nas comunidades”.

Leomar Listoni, prefeito eleito em Passos Maia, falando da vitória conquistada na eleição.


“A sociedade entendeu nosso modo de governar”.

Kiko Oliveira, prefeito de São Domingos, referindo-se à vitória de sua sucessora, Eliéze Comachio, também do PT, no terceiro mandato consecutivo no município.


“Temos muito trabalho e gratidão com o nosso povo”.

Tibe Wrubel, prefeito eleito de Ponte Serrada, já se mexendo para começar a fazer o que se dispôs no município.


Anúncio Radial 2
Campanha Agricultura - Mobile
Campanha Segurança Pública - Mobile
Campanha Santur
Rech Mobile
Alesc Facebook - Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro