Close Menu

Busque por Palavra Chave

AGROBRAZIL

Diplomatas conhecem vinícola em Santa Catarina

CNA O AgroBrazil é formado por representantes da Bélgica, Moçambique, Nigéria, Paraguai, Uruguai e Reino Unido O AgroBrazil é formado por representantes da Bélgica, Moçambique, Nigéria, Paraguai, Uruguai e Reino Unido

A comitiva do AgroBrazil, que reúne diplomatas e representantes de seis países, conheceu, na quarta-feira (15), a Vinícola Thera, localizada na cidade de Bom Retiro, região serrana de Santa Catarina.

O local é considerado uma vinícola boutique com produção em torno de 100 mil garrafas por ano da autêntica expressão do terroir da Serra Catarinense e o respeito à variedade da uva. Tem um portfólio que soma 16 vinhos, entre brancos, tintos, rosés e espumantes a partir de variedades como Sauvignon Blanc, Chardonnay, Pinot Noir, Merlot, Cabernet Franc, Syrah, Malbec, Sangiovese e Montepulciano.

Santa Catarina é responsável pela produção de 3,4% da uva de todo o país, com produção anual que gira em torno de 1,74 milhão de toneladas. A vinicultura desponta no estado com a característica marcante dos vinhos de altitude, que, segundo especialistas, incorpora um sabor diferenciado à bebida e um atrativo a mais com potencial para exportação.

A Vinícola Thera faz parte de um complexo enogastronômico denominado Fazenda Bom Retiro, que além da vinícola é composto por uma pousada, um restaurante e um armazém. Segundo os proprietários, todas as ações da empresa são pautadas pelo tripé conceitual unindo vinho, arte e natureza. A propriedade é contornada pelo relevo montanhoso, lagos e riachos e pela exuberância da fauna e flora nativas.

“Temos o prazer em receber a delegação dos representantes de embaixadas. Para nós é uma grande oportunidade de poder apresentar o nosso trabalho, que já está sendo reconhecido internacionalmente pela qualidade dos nossos vinhos”, afirma Thiago de Camargo Penteado Mendes, diretor de Negócios e Marketing da Vinícola Thera.

O presidente do Sindicato Rural de Bom Retiro, Milton Graciano Peron, ressaltou a importância da ação da CNA e da Faesc. “É importante divulgar a produção de uvas de altitude aqui do nosso município. Temos em torno de 170 produtores e 15 proprietários rurais envolvidos com a vitivinicultura na região, com potencial de crescimento, ainda mais com divulgações como esta do AgroBrazil”, afirmou.

O vice-prefeito de Bom Riro, Luiz Carlos Ferreira, acompanhou a visita do grupo e enfatizou a importância de iniciativas como a do AgroBrazil para divulgar a produção agropecuária da região.O AgroBrazil é um programa desenvolvido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) com o objetivo de apresentar a realidade da produção agropecuária nacional para representantes de delegações estrangeiras e permitir um contato próximo e direto entre os diplomatas e os produtores rurais brasileiros.

Neste ano, o AgroBrazil é formado por representantes da Bélgica, Moçambique, Nigéria, Paraguai, Uruguai e Reino Unido. A missão passa, de 13 a 17 de março, por cidades de Santa Catarina para conhecer projetos de maricultura, vitinicultura, fruticultura, suinocultura, avicultura, lácteos e grãos.

A gerente de Desenvolvimento de Negócios do Setor de Agritec, Alimentos e Bebidas do Departamento de Negócios e Comércio da Embaixada do Reino Unido no Brasil, Luana Alburqueque, destacou a importância de conhecer de perto as potencialidades do estado de Santa Catarina. “É uma importante iniciativa que é para o comércio bilateral”, disse.

A oitava edição do AgroBrazil segue até sexta (17) e conta a participação do presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, do presidente da Farsul e vice-presidente de Relações Internacionais da CNA, Gedeão Pereira, da diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori, do coordenador de Inteligência Comercial, Felipe Spaniol, das assessoras Rita Padilla e Elena Castelani, além de representantes de federações e de sindicatos.


BOM RETIRO

Localizado na região Serrana do estado de Santa Catarina, o município de Bom Retiro está entre diversos morros e uma colonização predominantemente europeia. Sua pequena população de cerca de 10 mil habitantes conta com belas paisagens de vales e é lá que fica também o ponto mais alto da serra catarinense.

Grande parte da renda da cidade é proveniente do turismo, devido a suas atrações históricas, religiosas e culturais. Produtores da região, pensando em agregar valor à propriedade e diversificar a renda, investiram no ecoturismo, especialmente nas vinícolas da região.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro