Close Menu

Busque por Palavra Chave

Pollen Parque sedia evento estadual da Câmara de TI da Acafe

Unochapecó Evento reuniu cerca de 70 profissionais de TI, representantes de 16 instituições catarinenses Evento reuniu cerca de 70 profissionais de TI, representantes de 16 instituições catarinenses

Com o objetivo de conectar e impulsionar os setores de Tecnologia da Informação das Instituições de Ensino Superior, foi realizada, entre os dias 10 e 11 de março, a primeira edição do Go TI.IES. Organizado pela Câmara de TI da Acafe, o evento reuniu cerca de 70 profissionais de TI, representantes de 16 instituições catarinenses. Além de palestras e apresentações de cases de sucesso, o evento trouxe soluções inovadoras a partir de patrocinadores e proporcionou importantes trocas de experiências e networking.

Na abertura do evento, o gerente de TI da Unochapecó e coordenador da Câmara de TI da Acafe, Lissandro Hoffmeister, trouxe reflexões sobre a posição de destaque dos setores de tecnologia em meio à pandemia do Covid-19, principalmente nos anos de 2020 e 2021. O gestor também agradeceu aos demais membros da Comissão Organizadora do evento e fez um convite para que os profissionais olhem para o futuro com entusiasmo diante dos desafios que se apresentam.

“Se alguém ainda tinha dúvidas de que a tecnologia da informação é estratégica para uma Instituição de Ensino Superior, acredito que a pandemia deixou muito clara nossa missão. Essas áreas permitiram a continuidade de muitos negócios, e quem estava carente de recursos, seja pessoal ou tecnológico, sofreu muito e pode ter colocado em risco suas atividades. Tivemos conhecimento de muitas instituições no Brasil que tiveram suas aulas interrompidas. Nunca foi tão importante a aproximação das áreas de TI. Precisamos pensar grande, pensar ‘fora da caixinha’ e pensar em soluções realmente impactantes para os nossos negócios. Quando compartilhamos conhecimento, criamos atalhos que facilitam o nosso dia a dia. Nossas equipes reúnem todas as condições para impactar nossas instituições e nossas regiões no quesito tecnologia”, afirmou Hoffmeister.

PROGRAMAÇÃO

O Go TI.IES teve início na sexta-feira (10), com a abertura oficial, que contou com a presença do Reitor da Unochapecó e presidente da Abruc, professor Claudio Jacoski, e da Reitora da Unesc e presidente da Acafe, professora Luciane Ceretta, de forma remota. A palestra de abertura do evento foi ‘Jornada do colaborador - Case Deliver IT’, ministrada por Renato Turk Faria e Paulo Roberto Garcia Junior. Em seguida, o professor Cledir Scopel, da Unochapecó, apresentou o case ‘Chromebooks: um fomento ao Raio X da turma’; e o professor Wagner Blauth, da Unesc, apresentou o case ‘Projeto de modernização do Sistema de Gestão Acadêmica’.

No segundo momento do dia, os patrocinadores Convert Company e Faritel também apresentaram seus cases de implementação tecnológica, qualificação profissional e aperfeiçoamento dos serviços. A última apresentação do dia foi o case ‘Transformação digital’, ministrado pelo professor Marcelo Pereira da Silva, da Univille.

As apresentações seguiram no sábado (11), com os cases: ‘Backup em ambiente Cloud: Unoesc Zadara’, com o professor Mateus Lobor; ‘Uso de VDI como ferramenta auxiliar no ensino híbrido’, da UDESC; e ‘Modernização do backup’, com o professor Mário Tavares, da Univali. Também no dia ocorreu a apresentação do patrocinador Tech Dec. A palestra de encerramento do evento abordou as estratégias tecnológicas do segmento bancário brasileiro, e foi ministrada por Rodrigo Mulinari, de forma remota.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro