Close Menu

Busque por Palavra Chave

Estudantes lotam Alesc para Fórum Parlamentar em Defesa das Comunitárias

Unochapecó A mobilização, considerada histórica na casa, reuniu representantes das 14 instituições de ensino superior que compõem a Acafe A mobilização, considerada histórica na casa, reuniu representantes das 14 instituições de ensino superior que compõem a Acafe

Mais de 1,5 mil alunos de todas as regiões de Santa Catarina provocaram uma verdadeira onda verde na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina na manhã de quarta-feira (29). A mobilização, considerada histórica na casa, reuniu representantes das 14 instituições de ensino superior que compõem a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) para defender a pauta das universidades comunitárias. Uniformizados e com uma única bandeira, ‘Somos Acafe’, os estudantes prestigiaram o lançamento do Fórum Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias, coordenado pelo deputado estadual Napoleão Bernardes.

Na abertura, Bernardes afirmou que o motivou a buscar a criação do fórum foi a importância das faculdades sem fins lucrativos para a democratização do ensino superior e o desenvolvimento socioeconômico do estado. “Quantos milhares de catarinenses são atendidos todos os anos, quantas comunidades têm seu desenvolvimento regional graças a essas instituições. Portanto, nosso objetivo com o fórum é o de permitir que cada vez mais possamos avançar e que as pessoas possam manter o sonho e o direito de cursarem uma faculdade e contribuírem com o desenvolvimento das suas comunidades”, enalteceu.

Ao ocupar a tribuna, o professor Claudio Alcides Jacoski destacou seu orgulho em integrar o fórum na posição de reitor da Unochapecó e também de presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias. O docente reforçou o impacto do modelo comunitário em todo o país, composto por cerca de 300 instituições e atendendo a mais de um milhão de estudantes. Para Jacoski, é importante que os parlamentares compreendam a importância das comunitárias também a partir do olhar dos acadêmicos.

Nós, enquanto reitores e deputados, temos que olhar nos olhos desses estudantes para pensar no futuro deles. É com esse foco que precisamos vislumbrar a história e entender o que as comunitárias fizeram até aqui, trazendo serviço público de qualidade, oferecendo uma condição totalmente diferenciada para suas regiões, elevando o nível socioeconômico ambiental das regiões. Isso, deputados, pode acabar. A opção que a gente fizer daqui para frente pode levar com que o dinheiro público catarinense seja colocado em cofres de fundos internacionais. Precisamos lutar pelas comunitárias. Esse recurso é público, e recurso público fica em instituições públicas não-estatais, que são as instituições catarinenses criadas por Lei Pública Municipal. Eu tenho certeza que daqui 10, 15 ou 20 anos, os senhores deputados serão lembrados por esse momento, por essa escolha que vocês fizerem em relação à universidade comunitária gratuita”, assegurou.

Jacoski também teceu elogios ao movimento dos acadêmicos ali presentes e fez agradecimento especial à delegação que representou a Unochapecó. "Perceber a adesão dos nossos estudantes, que compreendem o tamanho dessa luta e vieram até a capital do Estado para lutar ao nosso lado, é algo que nos emociona e nos motiva a seguir firmes em busca dos propósitos do Universidade Gratuita", disse.

A Presidente da Acafe e Reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, lembrou a história das instituições e assegurou que diálogos como o que ocorreu na Alesc, são rotineiros há quase 60 anos, e fruto dessas discussões e muita coragem da sociedade civil é que surgiram as Fundações Educacionais. “Há 60 anos só existia a UFSC. Os extremos do estado não tinham como se deslocar para cursar o Ensino Superior, e foi graças ao diálogo e a coragem que surgiram nossas instituições comunitárias. Fruto delas, já somamos mais de 700 mil egressos que ajudaram a construir Santa Catarina e colocar o estado entre os melhores índices de PIB e IDH do Brasil. Nosso diálogo é constante”, assegurou.

BANCADA PARLAMENTAR

Com forte representatividade, o ato contou com a participação de 23 deputados, que fizeram o uso da palavra e reforçaram o importante papel da Acafe no desenvolvimento de Santa Catarina. A presidente da comissão de educação, Luciane Carminatti, também egressa de uma universidade comunitária, reforçou o papel de transformação social da Acafe na sociedade catarinense. Luciane, que é natural do Oeste catarinense, vivenciou as etapas de desenvolvimento da Universidade em Chapecó, obtendo sua formação em nível de bacharelado e de especialização entre a Fundeste, a Unoesc e a Unochapecó.

“Eu devo muito à universidade pelo que sou hoje. Quando entrei na academia, logo nas primeiras aulas, eu pude enxergar um mundo que eu ainda não enxergava. Foram os meus mestres que me viraram do avesso e fiz uma releitura de mundo. A luta que fazemos aqui hoje, não começa agora, eu já trago essa bandeira há muito tempo. Recursos públicos devem ser investidos em instituições públicas e comunitárias”, reforçou.


PRESENÇA

Participaram do lançamento do fórum os deputados Marcos da Rosa (União), Antídio Lunelli (MDB), Delegado Egídio (PTB), Lucas Neves (Podemos), Dr. Vicente Caropreso (PSDB), Neodi Saretta (PT), Maurício Peixer (PL), Emerson Stein (MDB), Padre Pedro Baldissera (PT), Oscar Gutz (PL), Tiago Zilli (MDB), Maurício Eskudlark (PL), Fernando Krelling (MDB), Ivan Naatz (PL), Jair Miotto (União), Júlio Garcia (PSD), Lucas Neves (Podemos), Mário Motta (PSD), Marquito (Psol), Massocco (PL), Matheus Cadorin (Novo).

Estiveram no lançamento também os reitores: da Unoesc, Ricardo Antônio de Marco; Católica, Pró-reitora de Graduação Anadir Vendruscolo; Furb, Márcia Sardá Espíndola; Udesc, Vice-reitor Luiz Antônio Coelho; UnC, Luciano Bendlin; Uniarp, Vice-reitor Anderson Antônio Mattos Martins; Unibave, Guilherme Valente de Souza; Unidavi, Alcir Teixeira; Unifebe, Rosemari Glatz; Uniplac, Kaio Henrique Amarante; Univali, Valdir Cechinel Filho; Univalle, Alexandre Cidral, além do secretário executivo Paulo Ivo Koehntopp, do Relações Institucionais da Acafe, Adriano Rodrigues, do vereador de Joinville, Lucas Souza (PDT); o representante do Conselho dos Diretórios Centrais do Sistema Acafe, Jean Carlos Ribeiro; e o presidente do Conselho dos Estudantes da Acafe, Andrei Albino.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
São José - Maio
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro