Close Menu

Busque por Palavra Chave

Alunos de Xaxim participam de projeto sociocultural desenvolvido por ONG

Prefeitura de Xaxim Projeto visa ampliar o acesso às culturas e qualificar os jovens para a produção de arte por meio de diferentes ferramentas Projeto visa ampliar o acesso às culturas e qualificar os jovens para a produção de arte por meio de diferentes ferramentas

Alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Xaxim, participam do projeto "A Arte Liberta", desenvolvido pela ONG Salva em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O projeto visa ampliar o acesso às culturas e qualificar os jovens para a produção de arte por meio de diferentes ferramentas que estimulam a criatividade.

O projeto iniciou em 2012 com a realização de oficinas de teatro e ao longo dos anos foi sendo incrementado. Só no ano passado, foram atendidas mais de 1.900 pessoas com as seguintes ações: oficinas de grafite, teatro e expressão corporal, desenho e quadrinho, cinema, autoconhecimento do ser artístico, expressão criativa, dança, musicalização, circense, jogos, fotografia, maracatu e edição de texto, além de intervenções socioculturais.

Uma das ações do projeto incluiu a edição de um livro que serve como base para a criação de um jogo virtual. “O livro se chama Guias de Luz. Parte dele traz as regras do jogo e o restante, são contos regionais. Os alunos precisam interpretar e vão evoluindo com a criação de novas etapas do jogo. Cada aluno cria seu personagem, vai ilustrando, inclusive de forma digital, trabalha as ideias na oficina de teatro e interpretação, e com a prática da leitura também. É uma brincadeira que vai ficando séria, a partir de uma linguagem atrativa e adequada à idade dos alunos. É uma dinâmica divertida que estimula criatividade, interação social, estimulo a leitura e raciocínio logico”, explica o presidente da ONG, Xenna Gheno.

O livro foi distribuído nesta semana nas escolas municipais e serão utilizados durante as dinâmicas do projeto, que são desenvolvidas no componente curricular de arte. “O trabalho da ONG Salva vem a somar com as atividades já desenvolvidas pelos professores em sala de aula. O projeto dá ao aluno a opção de ser protagonista das ações, a partir da reflexão e criação dos próprios personagens”, afirma a secretária municipal de Educação, Isabel Canalle.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro