Close Menu

Busque por Palavra Chave

Indaial estende vacinação bivalente contra a Covid-19 a pessoas com comorbidades

Mufid Majnun/Unsplash Para receber a dose de reforço o usuário deve ter tomado pelo menos duas doses da vacina monovalente com intervalo mínimo de quatro meses da última dose. Para receber a dose de reforço o usuário deve ter tomado pelo menos duas doses da vacina monovalente com intervalo mínimo de quatro meses da última dose.

Conforme recomendação do Ministério da Saúde, a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 será estendida em Indaial para usuários a partir de 12 anos com comorbidades. Para receber a dose de reforço o usuário deve ter tomado pelo menos duas doses da vacina monovalente (Pfizer, Astrazeneca, Coronavac, Janssen) com intervalo mínimo de quatro meses da última dose.

Estão incluídos no grupo de comorbidades pessoas com: Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo; Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonal e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados; Doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares; Doença renal crônica; Hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves; Obesidade mórbida; Síndrome de Down e outras Síndromes genéticas; Doença hepática crônica.

Vale lembrar que a vacina bivalente continua liberada para os seguintes grupos: pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos de idade; população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas; funcionários do sistema de privação de liberdade; idosos de 60 anos ou mais de idade; pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência com 12 anos ou mais, abrigados e trabalhadores desses locais; pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos de idade; gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; indígenas, ribeirinhos e quilombolas a partir de 12 anos de idade.

“A vacina contra a Covid-19 apresenta um grande impacto na redução da doença, evitando muitos casos de óbitos e internações. Ao longo do tempo, após a vacinação e com novas variantes da Covid, observa-se uma redução da proteção imunobiológica em determinados grupos, principalmente em pessoas mais velhas ou imunocomprometidas. Por isso a importância de receber as doses de reforço”, comenta o secretário de Saúde, Silvio César da Silva.

Ao chegar na Unidade, o munícipe deve apresentar os seguintes documentos: cartão SUS, caderneta de vacinação, documento de identificação pessoal e comprovante de condição especial (para os imunocomprometidos, com deficiência permanente, comorbidades, trabalhador da saúde, gestante e puérpera).

Confira a escala de aplicação da vacina bivalente nas Unidades:

  • Nações: Segunda, Terça e Quinta
  • Tapajós: Terça e Sexta
  • Encano Baixo: Terça, Quinta e Sexta
  • Encano do Norte: Terça e Quinta
  • Estrada das Areias: Segunda, Terça, Quarta, Quinta e Sexta
  • Warnow: Terça e Quinta
  • Sol: Segunda, Terça, Quarta, Quinta e Sexta
  • Rio Morto: Terça e Sexta
  • João Paulo II: Segunda, Quarta e Sexta
  • Benedito: Terça e Sexta
  • Carijós: Segunda, Terça, Quarta, Quinta e Sexta
  • Estados: Segunda, Terça, Quarta, Quinta e Sexta

Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro