Close Menu

Busque por Palavra Chave

Novo episódio do Pod Pós reúne membros da reitoria da Unochapecó

Unochapecó Junto à equipe, o episódio especial abordou o momento que a instituição vive, seu olhar para o mercado, inovação, experiência dos estudantes e melhoria das condições de vida das pessoas Junto à equipe, o episódio especial abordou o momento que a instituição vive, seu olhar para o mercado, inovação, experiência dos estudantes e melhoria das condições de vida das pessoas

Há mais de 50 anos, a Unochapecó marca a história de milhares de estudantes. Com mais de 40 mil egressos espalhados pelo mundo, a Uno está cada vez mais próxima das pessoas, mais inserida no contexto comunitário, na busca por soluções aos problemas e demandas da sociedade, dos setores produtivo e de serviços. Exemplo de modelo comunitário para as Instituições de Ensino Superior em todo o país, a Unochapecó inova, se transforma, e se desafia todos os dias a acompanhar as transformações que acontecem no mundo.

A sua essência, o seu DNA, a inovação, as transformações no modelo de Ensino e as expectativas para os próximos anos, são algumas das pautas abordadas no novo episódio do Pod Pós Uno. A edição especial, que já está no ar, conta com a presença de toda a reitoria da Uno. Clique aqui para ouvir agora mesmo!

O professor Claudio Alcides Jacoski, reitor da Unochapecó e Presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias, enfatizou o momento que a Universidade vive, partindo de uma instituição criada para promover o desenvolvimento regional e alcançando o patamar de excelência na transformação da vida das pessoas.

“A instituição foi criada há 53 anos para promover o desenvolvimento regional. No passado, era autossuficiente ao promover a formação. Hoje, só a formação não é mais suficiente. A Uno está com o olhar alinhado à inovação e muito mais póxima das organizações e da comunidade, pois é necessário avançar, pesquisar coisas locais, apresentar soluções aos principais problemas da região, fazendo o jovem acreditar que é um agente de mudança, um empreendedor, que promove negócios e o desenvolvimento regional. A gente acredita que é o momento da própria universidade se transformar e seguir muito mais próxima da sociedade, oferecendo soluções, oferecendo condições para que as pessoas, as empresas e as organizações locais, possam demandar da própria instituição”.

Para reforçar essa aproximação com o meio em que está inserida, a Uno criou a metodologia de ensino ABEx, a Aprendizagem Baseada em Experiências. Trata-se de um componente curricular presente nos cursos de graduação que apresenta demandas reais da sociedade e do mercado de trabalho em sala de aula, aproximando os estudantes da realidade profissional e estimulando a resolução de problemas. A professora Silvana Muraro Wildner, vice-reitora e pró-reitora de Graduação, destacou a importância desse modelo de aprendizagem na formação dos alunos.

“No Modelo ABEx, a gente proporciona uma experiência profissional para o nosso aluno, desde o primeiro semestre da graduação. Ele é colocado à frente dos problemas reais que a comunidade nos apresenta – no início, de complexidade simples, e vão se tornando mais complexos – até chegar lá no final e ele poder apresentar seu TCC e fazer a entrega de um produto totalmente inovador. É um diferencial na formação dos nossos alunos que envolve um crescimento muito maior”.

Hoje, os principais problemas e demandas que a comunidade apresenta são levados para a sala de aula, e não apenas são incluídos na aprendizagem dos alunos, mas também entendidos de forma reflexiva e crítica pelos futuros profissionais. Muitas universidades do país têm procurado a Unochapecó para entender o modelo que vem sendo aplicado. A Uno mexeu nas metodologias de ensino e se destaca frente às grandes instituições comunitárias. A professora Andréa Marocco, pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação, reforçou que a Uno é uma instituição de ensino aliada à experiência do mercado, por isso consegue fazer projetos mais assertivos.

“O Pós In Company é um exemplo de construção de projeto compartilhado, onde a empresa chama a Unochapecó para ser parceira num projeto que, muitas vezes, não consegue colocar em prática por ser uma empresa. E nós temos percebido o quanto esse produto agrega ao mercado na satisfação dos nossos estudantes, que estão vivenciando disciplinas que realmente fazem a diferença no seu dia a dia”.

Em meio a tantos projetos que envolvem o Ensino, a Pesquisa, a Extensão e a Inovação, é imprescindível que a Unochapecó garanta infraestrutura à comunidade acadêmica e também acesso. O professor José Alexandre de Toni, Pró-Reitor de Administração, adiantou algumas mudanças para este ano e falou sobre as bolsas de estudo.

“Neste ano, a Uno deve colocar cerca de R$ 30 milhões em bolsa de estudo, em parceria com o Governo do Estado, e também bolsas pela Lei Federal. Isso é uma garantia para o estudante, facilita sua permanência na universidade. Hoje a Unochapecó é uma pequena cidade, onde circulam cerca de sete mil pessoas por dia. Queremos uma identificação visual diferente dos blocos, não mais por letras, mas tendo alguma relação com a nova marca que vem por aí”.

Para finalizar o bate-papo, o professor Márcio da Paixão Rodrigues, Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento, reforçou a importância de garantir que a Unochapecó seja um ponto de referência para quem frequenta o campus. Sejam acadêmicos, docentes, técnicos ou membros da comunidade, quem vêm até a Unochapecó se encontra em uma Instituição que acolhe e dá suporte aos acadêmicos em todas as etapas de sua formação e construção da nova carreira.

“A gente deseja que o estudante tenha uma formação e consiga transformar a sociedade. Ingressar na Universidade não é uma decisão fácil, e a Uno vem desenvolvendo o projeto ‘Permanência do Estudante’, que acompanha o aluno e a qualquer sinalização da possibilidade de trancar o curso, nós entramos em contato para acolhê-lo, e tentar gerar uma solução de permanência na instituição, pois o nosso objetivo maior é que ele realize seu sonho, lá do início”.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
São José - Maio
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro