Close Menu

Busque por Palavra Chave

Polícia Civil de Xanxerê realiza apreensões em local de rinha de galo

Polícia Civil de Xanxerê Além dos indícios claros de maus-tratos aos galos, um homem, de 46 anos, também foi preso Além dos indícios claros de maus-tratos aos galos, um homem, de 46 anos, também foi preso

A Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), por meio do Setor de Investigação da Delegacia de Polícia da Comarca de Xanxerê, coordenado pelo delegado Wesley Costa, realizou, na manhã desta segunda-feira (17), uma ação conjunta com a Polícia Militar Ambiental e a Cidasc, no bairro Frederico Ferronato, em Xanxerê, em razão de investigações da Polícia Civil que apuram o crime de maus-tratos de animais.

Na ocasião, foi dado fiel cumprimento a um mandado de busca e apreensão, expedido pela Vara Criminal da Comarca de Xanxerê em desfavor de um homem, de 46 anos.

As buscas tinham por objetivo a verificação de aves envolvidas em rinhas de galos e durante os trabalhos, ao verificar um cômodo anexo à residência, foi constatado a existência de 21 galos presos em gaiolas individualizadas.

Muitos destes continham esporas cortadas e deformações nas cristas, indícios de participarem de rinha, inclusive um deles estava com ferimentos e aparentava ter participado de rinha recentemente.

Além destas, em outro espaço, foram localizados mais 23 galos presos em gaiolas individualizados e cerca de 35 aves da mesma espécie que ficavam soltos pelo terreno.

De acordo com o delegado responsável, além dos animais foram apreendidas inúmeras esporas plásticas, tesouras, serra ainda com vestígios de sangue e demais apetrechos utilizadas para mutilar as esporas e adaptar para uso das esporas plásticas, foram localizados ainda bicos metálicos, biqueiras de couro e luvas para proteger as esporas utilizadas durante treinamento dos galos. Por fim, também foram localizadas peças do cerco utilizado nas rinhas de galos.

O investigado e todos os objetos foram encaminhados para a Delegacia para lavratura de um termo circunstanciado, os servidores da Cidasc ficaram responsáveis por lavrar as notificações cabíveis e o termo de fiel depositário dos animais ali encontrados, sendo que as demais infrações administrativas foram lavradas pelos Policiais Militares Ambientais.

Após procedimentos legais o investigado foi liberado, tendo sido compromissado em comparecer em Juízo em data oportuna. As investigações prosseguem na DPCo de Xanxerê e serão remetidas ao Poder Judiciário no prazo legal.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro