Close Menu

Busque por Palavra Chave

Prefeitura entrega 400 abelhas princesas para apicultores de Xaxim

Por: LÊ NOTÍCIAS
11/09/2017 16:01 - Atualizado em 11/09/2017 16:15
Ato foi realizado na sexta-feira (08), na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Foto: Prefeitura de Xaxim) Ato foi realizado na sexta-feira (08), na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Foto: Prefeitura de Xaxim)

A Prefeitura de Xaxim, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, entregou 400 abelhas princesas à Associação de Produtores Apícolas de Xaxim (Apax) na manhã de sexta-feira (08). O objetivo da Administração Municipal com a ação é de incentivar a melhoria genética das abelhas para a ampliação das colmeias e, consequentemente, da produção de mel.

Para beneficiar a apicultura local, a Prefeitura de Xaxim investiu R$ 6.600, tendo em vista que cada abelha custou R$ 16,50. De acordo com o vice-prefeito, Adriano Bortolanza, que foi a Itabuna (BA) no último mês para conhecer projetos de referência na área, esse é o primeiro resultado da viagem. “A aquisição e repasse das abelhas é um incentivo do Governo Municipal para a apicultura, que está em pleno desenvolvimento”, destacou o vice-prefeito.

O presidente da Apax, Diego Foppa, explica que “o investimento em melhoramento genético por parte da Prefeitura de Xaxim é uma semente plantada pela primeira vez na história da apicultura municipal. A iniciativa refletirá a exemplo da feita na bovinocultura leiteira há 20 anos, que na época não tinha força alguma e hoje é uma das maiores bacias leiteiras do Estado”, expôs o presidente. Ainda de acordo com ele, a atual produção apícola local gira em torno de 60 mil quilos/ano e com o incremento de abelhas princesas a expectativa é de ampliar esse montante em 20%.

Foppa destaca que a ampliação das colmeias beneficiará a agricultura como um todo, já que as abelhas são responsáveis pela polinização. “Os reflexos já poderão ser visto em curto prazo. Nos próximos anos, a região Oeste terá uma das maiores cadeias produtivas de mel do Estado. E, para isso, o incentivo do Poder Público é fundamental. A expectativa é de chegarmos a 50 quilos/ano de mel por colmeia”, salientou o presidente.

A entrega, que aconteceu na sede da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, foi acompanhada pelo engenheiro agrônomo e vereador Volnei Dervanoski, por técnicos agrícolas e membros da Apax.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro